Skip to main navigation Skip to main content

Pedro Proença homenageado na gala d'O Gaiense

Liga Portugal | 25/03/2024

Da Liga Portugal à presidência da European Leagues, com presença no Comité Executivo da UEFA, percurso do dirigente foi distinguido

Pedro Proença foi homenageado, esta segunda-feira, na XXI Gala 'O Melhor Treinador'. A tradicional iniciativa do jornal O Gaiense quis distinguir o percurso do dirigente pelo trabalho desenvolvido na liderança da Liga Portugal, desde 2015, que o conduziu à presidência da European Leagues, com lugar no Comité Executivo da UEFA.

José Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, Marina Mendes, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e Filipe Bastos, diretor d’O Gaienses, entregaram a Pedro Proença o troféu que evoca o respeito conquistado pelo outrora árbitro internacional na pele de dirigente, que também já o fez crescer para lá das fronteiras do território nacional. "Vejo nesta distinção o reconhecimento do Futebol português. De todos os agentes do Futebol nacional", afirmou, com um regresso às raízes, ao tempo em que, “há 30 anos”, decidiu “ser árbitro”. O percurso que então iniciou, e o conduziu ao atual papel de dirigente com responsabilidade nacional e internacional, recordou, deixou evidente que “a essência do Futebol está nas suas bases, no Futebol Distrital”: “Não há futebol de elite, de excelência, se não tivermos uma base forte.”

Pedro Proença deixou “parabéns ao jornal O Gaiense” pela “resiliência” em tempo de dificuldade no sector da Imprensa, e pelo papel que desempenha na divulgação desse Futebol de base que juntou na gala figuras de referência do futebol nacional e os craques dos distritais numa noite de celebração da paixão de todos os que dão corpo à modalidade. "É tão fácil ser dirigente quando estamos no futebol de alto nível. Difícil é no distrital. Por isso, permitam-me, gostaria de partilhar esta distinção com o dirigente anónimo, aquele que todos os dias, todos os meses, ao sol e à chuva, faz tão bem ao futebol”, afirmou o presidente da European Leagues e da Liga Portugal.

A XXI Gala 'O Melhor Treinador' d'O Gaiense relativa a 2022/23 homenageou também Carlos Queiroz, distinguido nos 40 anos da carreira de treinador, e Francisco Neto, treinador da Seleção Nacional feminina.

A nível local, a gala distinguiu ainda os treinadores Ricardo Brito (1º classificado), Abílio Novais (2º) e Paulo Alexandre (3º); os melhores marcadores dos quatro escalões distritais, Pedro Pauleta, Telmo Ferreira, Diogo Assis e Simão Oliveira; os guarda-redes menos batidos, Miguel Paiva, Humberto Silva, Migas e Rúben Oliveira; e o árbitro Rui Sousa.