Skip to main navigation Skip to main content

Conclusões da XII Cimeira de Presidentes

Liga Portugal | 27/03/2024

Líderes das Sociedades Desportivas reuniram-se no Convento de São Francisco, em Coimbra

A Liga Portugal realizou, esta quarta-feira, a XII Cimeira de Presidentes, que juntou no Convento de São Francisco, em Coimbra, os líderes das Sociedades Desportivas da Liga Portugal Betclic e da Liga Portugal SABSEG.

Durante este encontro, o primeiro desde que Pedro Proença assumiu o cargo de Presidente da European Leagues e, por inerência, foi designado membro do Comité Executivo da UEFA, os Presidentes debateram temas de relevância não só para o futebol nacional, mas também para os desafios internacionais que o Desporto enfrenta nos próximos anos.

Concluiu-se que é crucial que os principais 'stakeholders' do Futebol Europeu estejam unidos contra a ameaça representada pela ideia de criação da Superliga, defendendo assim a integridade das competições tradicionais e o equilíbrio competitivo em toda a Europa.

A UEFA, a European Leagues e a Associação de Clubes Europeus (ECA) devem manter uma relação harmoniosa, garantindo a defesa das provas domésticas e uma calendarização equilibrada em relação às competições europeias, beneficiando assim todos os clubes e ligas envolvidas.

Foi ainda assegurado que os clubes portugueses não serão prejudicados financeiramente no novo modelo de distribuição com a reformulação dos quadros pós-2024, proporcionando estabilidade e segurança financeira para o desenvolvimento do futebol nacional.

A discussão contou com as intervenções do Presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, e de Nasser Al-Khelaifi, enquanto Presidente da ECA, ambos através de vídeo, do Presidente da Federação de Futebol, Fernando Gomes, assim como de Tobias Hedtstück, Diretor de Competições da UEFA.

O futuro do Futebol Português esteve também em cima da mesa, tendo sido demonstrada uma clara preocupação quanto aos desafios que enfrentará no próximo quadriénio, considerando os novos ciclos governamentais e desportivos que se avizinham. É essencial preparar-se adequadamente para essas mudanças.

Nesse sentido foi considerado fundamental o envolvimento ativo do Futebol Profissional, juntamente com todos os outros agentes do setor, na definição de temas e estratégias relevantes para garantir um futuro próspero para o futebol português.

O foco está em temas essenciais como a Centralização dos Direitos Audiovisuais, a redução dos Custos de Contexto, a melhoria das Infraestruturas, a Lei contra a violência no Desporto e a potenciação do nosso Futebol através do Mundial 2030.

A próxima Cimeira de Presidentes ficou agendada para setembro de 2024.