Skip to main navigation Skip to main content

Liga Portugal discutiu medidas com Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto

Liga Portugal | 24/03/2022
headline image

Pedro Proença recebeu Rodrigo Cavaleiro nas instalações de Lisboa da Liga Portugal, para debater conjunto de medidas para por cobro, de forma definitiva, a incidentes de violência registados em alguns estádios

O Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, esteve reunido na tarde desta quarta-feira, nas instalações de Lisboa da Liga Portugal, com o Presidente da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto, Rodrigo Cavaleiro.

A reunião, pedida pela Liga Portugal, serviu para que os dois organismos possam elaborar uma estratégia de combate a alguns incidentes que se têm verificado nos estádios de futebol e os quais o organismo liderado por Pedro Proença quer banir em definitivo.

Para a Liga Portugal, que defende e luta pelo futebol espetáculo, direcionado para famílias, há medidas que devem, obrigatoriamente, ser implementadas, para que os culpados de atos mais violentos possam ser responsabilizados.

Estas são diligências que já têm sido apresentadas por Pedro Proença e que, uma vez mais, o líder do Futebol Profissional levou à mesa de Rodrigo Cavaleiro.

O plano apresentado pela Liga Portugal contempla os seguintes nove pontos:

1. Criação de plataforma centralizada de controlo de acessos que permita à Liga Portugal dispor de informação em tempo real;

2. Controlo de venda de ingressos nominativos de acesso ao estádio - por referência ao Fan ID - centralizado e monitorizado pelo organizador da competição;

3. A medida de interdição deve ser sempre acompanhada do dever de apresentação do adepto junto de autoridade judiciária ou OPC, aquando dos jogos em casa da equipa em cujo jogo praticou o ilícito (n.º 3, do artigo 35.º da lei n.º 39/2009, de 30 de julho);

4. Criação da medida de interdição de setores;

5. Supervisão efetiva da revista por parte das forças de segurança nos acessos dos adeptos aos estádios;

6. Intervenção efetiva das forças de segurança em caso de desordem nas bancadas;

7. Realização de ações de prevenção socioeducativa com as Sociedades Desportivas;

8. Celeridade processual e efetividade das penalizações;

9. Reporte mensal e publicitação de todas as medidas e atividades desenvolvidas na fiscalização e controlo do combate à violência.

Sublinhe-se que a APCVD foi convidada para estar presente, no próximo dia 13 de abril, nas Jornadas Anuais da Liga Portugal, que se realizam no Estádio José de Alvalade, evento de apresentação das conclusões dos Grupos de Trabalho conjuntos entre a Liga Portugal e as Sociedades Desportivas do Futebol Profissional.

Oportunidade para que Rodrigo Cavaleiro, da APCVD, fique a par no evento sobre as conclusões resultantes do grupo de trabalho dedicado à Prevenção e Segurança, onde os referidos incidentes nos estádios sempre são tópico de discussão.

Selada na reunião de ontem à tarde ficou ainda a expressa vontade de ambos os organismos em manterem relação mais próxima e periódica visando a erradicação, de forma tão célere quanto possível, dos recentes e lamentáveis incidentes registados em alguns campos de Futebol.