Skip to main navigation Skip to main content

#LigaPortugalStats: Riascos e Harramiz com tendências goleadoras opostas

#LigaPortugalStats | 21/02/2020
headline image

Dianteiro do CD Nacional é o jogador com mais golos marcados em jogos caseiros, enquanto que o avançado do Leixões SC é o mais “letal” fora de portas

Na antecâmara da jornada 22 da LigaPro, a lista de melhores marcadores da competição é liderada por Riascos (CD Nacional) e Roberto (Estoril Praia), que dividem o topo desta estatística com 11 golos marcados, respetivamente.

Para o avançado colombiano de 25 anos, da formação madeirense, esta é mesmo uma época de afirmação, uma vez que já igualou o seu melhor registo goleador, alcançado, precisamente, nesta mesma competição na época 2017-18, ao serviço da UD Oliveirense.

Números muito positivos, alicerçados, sobretudo, na performance de Brayan Riascos em jogos caseiros: o ponta de lança natural de Buenaventura totaliza sete dos seus 11 golos apontados, no Estádio da Madeira, destacando-se como o jogador com mais golos em jogos caseiros.

A lista de “vítimas” inclui o GD Chaves (1 golo), na primeira jornada, Varzim SC (1 golo), oitava jornada, FC Porto B (2 golos), na 14.ª jornada, e, por fim, o Vilafranquense, na última ronda, num jogo em que o hat-trick de Riascos foi decisivo para a goleada por 5-1, imposta ao conjunto ribatejano.

Jogos fora de casa são o forte de Harramiz

Se para Riascos os jogos em casa são sinónimo de golo, Harramiz (Leixões SC) encontra nos jogos fora de portas o momento ideal para demonstrar a sua veia goleadora.

O avançado de 29 anos, que cumpre a primeira época ao serviço do clube de Matosinhos, contabiliza um total de sete golos na presente edição da LigaPro, com a curiosidade de seis terem sido apontados longe do Estádio do Mar. Um registo que, de resto, faz do dianteiro natural de São João dos Angolares (São Tomé e Príncipe) o jogador com mais golos anotados fora de portas.

Golos que têm sido valiosos para o percurso dos leixonenses, tendo em conta que nas cinco partidas em que faturou fora de portas a formação matosinhense pontuou em quatro. Foi assim na terceira jornada, onde apontou o golo solitário da vitória na deslocação à Póvoa de Varzim, no triunfo na nona ronda no reduto do FC Porto B (1 golo) e nos empates a uma bola nos terrenos de Estoril Praia (11.ª jornada) e Vilafranquense (13.ª jornada).

Curiosamente, o único encontro com golos forasteiros de Harramiz em que o Leixões SC saiu derrotado foi aquele em que o avançado são-tomense marcou dois golos, em deslocação ao Estádio Cidade de Coimbra, na primeira ronda do campeonato. Duelo que, de resto, terminou com um triunfo por 3-2 favorável aos “estudantes”.