Skip to main navigation Skip to main content

Adeptos nos estádios, centralização e economia em debate

Liga Portugal | 05/08/2020

Secretário de Estado da Juventude e Desporto diz que a centralização audiovisual é um assunto fechado e que será legislado ainda pelo atual Governo

Realizou-se, esta quarta-feira, no Templo dos Poetas, em Oeiras, a Conferência “Futebol Profissional e Economia Pós-Covid-19”. Num evento onde foi apresentado o Anuário do Futebol Profissional, referente à temporada 2018-19, foram debatidas várias ideias chave, entre as quais a necessidade de centralizar os direitos audiovisuais, a premência de os jogos do Futebol Profissional voltarem a contar com adeptos nas bancadas e, também, o facto de o Futebol ter cada vez mais um cariz empresarial.
Esta, foi de resto, uma Conferência muito participada, com vários assuntos abordados, e que contou com intervenções, entre outras, do Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, do Ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, do Presidente da CIP, António Saraiva, e do Partner da EY, Miguel Farinha.

Para o Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, a publicação do Anuário do Futebol Profissional, pelo terceiro ano consecutivo, é um momento de importância capital, por permitir destacar a forte participação que o Futebol tem no setor da economia. Um contributo que, de resto, se traduziu num crescimento de 40% para o PIB, resultado de um total de 549 milhões gerados para o Produtor Interno Bruto português.
O líder máximo do organismo que tutela o Futebol Profissional reiterou, ainda, a premência de o Futebol Profissional passar a estar sob a dupla tutela do Ministério da Educação e do Ministério da Economia, reforçando, também, a vontade de que a próxima época do Futebol Profissional possa iniciar-se já com adeptos nas bancadas.

Ao mesmo tempo, Pedro Proença, mostrou-se agradado com a abertura demonstrada pelo Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, para o processo de centralização de direitos audiovisuais, sublinhando tratar-se de uma batalha antiga levada a cabo pela Liga Portugal.

Sensível a estas questões, relevantes para o futuro do Futebol Profissional, o Ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, concordou que o regresso dos adeptos aos estádios é um tema merecedor da melhor atenção, realçando, no entanto, que é essencial que este processo seja conduzido com a maior prudência, de forma a que não sejam dados passos atrás, e que possam comprometer o que já foi feito.

Uma visão corroborada pelo Secretário de Estado do Desporto e da Juventude que, de resto, apresentou novidades relativas ao dossier da centralização dos direitos audiovisuais, confirmando tratar-se de um assunto fechado, que o atual executivo pretende legislar ainda no atual mandato, depois de ter criado um Grupo de Trabalho, com a Liga e FPF para debater este assunto.

Já Miguel Farinha, Partner da EY, considera que a organização do Anuário do Futebol Profissional é um momento de extrema importância, por permitir apresentar, a todo o país, o forte contributo que o Futebol Profissional tem para o setor da economia, algo que muitas das vezes passa despercebido.

O representante da EY, sublinhou, ainda, que o processo de retoma da Liga NOS foi crucial, derivado ao facto de ter permitido que o impacto financeiro, provocado pelo COVID-19, não tomasse proporções maiores.
Outro dos parceiros fundamentais nesta caminhada foi a CIP, que esteve representada nesta conferência pelo seu Presidente, António Saraiva.

O representante máximo da Confederação Empresarial Portuguesa destacou, precisamente, o sucesso deste primeiro ano de parceria com a Liga Portugal, que se traduziu numa verdadeira relação de win-win, com claros benefícios para ambas as partes, sublinhando a inequívoca preponderância do Futebol Profissional, no setor da economia.

Por fim, Luis Manfredi, Diretor Financeiro da La Liga, realçou a importância deste tipo de conferências, pelo facto de permitir uma troca de experiências muito positiva, entre as diversas Ligas e competições profissionais.

O responsável financeiro da La Liga realçou, ainda, o facto de neste momento todas as ligas estarem a braços com desafios similares, que resultam do atual contexto de pandemia mundial, pelo que é da maior pertinência debater e trocar ideias, conjuntamente, para encontrar as melhores soluções possíveis.

Assista AQUI à Conferência “Futebol Profissional e Economia Pós-Covid-19”!