“Mais uma prova de como somos hoje reconhecidos e valorizados pelas grandes instituições do Futebol Europeu”
A sede da Liga Portugal em Lisboa recebeu, esta quarta-feira, a terceira sessão da quinta edição do UEFA MIP (Master for International Players), um Mestrado Executivo inserido no programa académico do organismo que rege o futebol europeu e que visa dar a antigos e atuais jogadores, assim como a árbitros, competências para uma transição bem-sucedida dos relvados para o dirigismo no mundo do Futebol, tendo o Presidente da Liga Portugal e da European Leagues, Pedro Proença, fechado a sessão.
Após a sessão inaugural em Nyon, Suíça, que abordou “O Panorama do Futebol Profissional”, o programa passou por Paris, França, onde foram discutidas questões de “Gestão e Liderança”. Agora, em Lisboa, o tema em foco foi "Competições e Ligas", com a presença de nomes como Aaron Mokoena, Alex Song, Andreas Beck, Enrique de Lucas, Gökhan Inler, Janni Arnth, Julien Escude, Stéphane Mbia ou o antigo árbitro Milorad Mazic.
“É uma honra, enquanto Presidente da European Leagues e da Liga Portugal, receber o UEFA MIP na casa do Futebol Profissional. É um magnífico projeto que reúne as ferramentas e conhecimentos necessários para os futuros dirigentes desta indústria e foi um privilégio partilhar com eles aquela que foi a minha experiência neste desafio aliciante de continuar a promover os valores do futebol para lá da carreira nos relvados”, expressou Pedro Proença na abertura desta sessão que, mais uma vez, colocou a Liga Portugal como exemplo de conhecimento desportivo.
«Esta é, no fundo, mais uma prova de como somos hoje reconhecidos e valorizados pelas grandes instituições do Futebol Europeu, graças ao trabalho desenvolvido por todos aqueles que compõem o universo do Futebol Profissional», finalizou o Presidente da Liga Portugal e da European Leagues.
Pedro Proença fez também uma apresentação sobre a evolução da Liga Portugal desde que assumiu a Presidência do organismo, em 2015, lançando dados que comprovam a elevação do Futebol Profissional no nosso País, tendo como missão a excelência na organização das competições e nunca abdicando daqueles que são valores e objetivos inalienáveis do organismo, nomeadamente credibilidade, agregação, talento e espetáculo.
O UEFA MIP vai ainda passar por Espanha, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos da América e Brasil, terminando em junho de 2025.