
Área da saúde
Cartão Roxo
A partir da temporada 2025-26, o Regulamento das Competições da Liga Portugal prevê uma substituição extra em caso de concussão (ou suspeita de). Depois de avaliação da equipa médica, a substituição será assinalada com a amostragem de um cartão roxo, símbolo representativo desta ação específica.
Procedimento em caso de substituição por concussão:
1. Caso, durante o jogo, se verifique uma das situações previstas no n.º 1 do artigo 2.º do presente protocolo, o árbitro deve interromper de imediato a partida e autorizar a entrada da equipa médica do clube do jogador potencialmente lesionado, garantindo o espaço e tempos necessários para a realização de uma primeira avaliação.
2. Na sequência do impacto, caso a equipa médica diagnostique uma concussão, ou dela suspeite, o jogador deve ser retirado do terreno de jogo, de acordo com o procedimento definido no presente artigo.
3. Depois de realizar a primeira avaliação, caso a equipa médica verifique ou suspeite que o jogador sofreu uma concussão cerebral, deve informar os técnicos que se encontram no banco suplentes da respetiva sociedade desportiva da necessidade de substituição do jogador ao abrigo do presente protocolo.
4. O delegado ao jogo da respetiva equipa preenche um cartão de cor roxa de modelo oficial, entrega-o ao 4.º árbitro e informa de imediato o delegado da Liga, que, por sua vez, informa a equipa adversária.
5. No momento da substituição, logo que o 4.º árbitro levante a placa eletrónica com o anúncio dos números dos jogadores substituto e substituído, o delegado ao jogo deve levantar o cartão roxo, tornando-o visível para os intervenientes no jogo e para os adeptos.
6. O jogador substituído por concussão deve ser encaminhado para o hospital ou sala de primeiros socorros do estádio, consoante a gravidade da lesão, e não pode regressar ao terreno de jogo.
Assistência Médica nas Competições da Liga Portugal
A LIGA Portugal prima pelos valores da credibilidade, agregação, talento e espetáculo na organização de três grandes competições profissionais sustentadas pela excelência do futebol praticado.
Como uma plataforma agregadora de talento que projeta e exporta alguns dos melhores jogadores da modalidade a nível mundial, a LIGA Portugal privilegia a segurança de todos os intervenientes no jogo pelo que procura garantir, nas competições que organiza, os recursos humanos e as condições logísticas, de instalações e o equipamento médico necessários ao apoio a situações que possam colocar em risco a saúde dos jogadores e dos demais agentes desportivos e espectadores.
Para garantir a excelência da organização das competições e como parte da sua função de proteger a saúde de todos os intervenientes nos jogos, a LIGA PORTUGAL estabeleceu um guia orientador de requisitos mínimos para assistência médica nos jogos. Para todas as competições organizadas pela LIGA Portugal, o clube visitado deve procurar assegurar que todos os itens constantes deste guia estão disponíveis. Este documento é um guia orientador que se destina a ajudar os clubes das competições profissionais a garantirem um nível mínimo de apoio médicos a todos os agentes desportivos e em todas as competições da LIGA Portugal.
