Skip to main navigation Skip to main content

Liga Portugal aprova alterações ao Regulamento de Competições

Liga Portugal | 15/05/2023

A Liga Portugal, reunida em Assembleia Geral Extraordinária esta segunda-feira, no Auditório João Aranha, na sede do organismo, no Porto, aprovou um conjunto de alterações ao Regulamento de Competições, que tem como principal objetivo preparar esta indústria para os desafios que enfrentará nas próximas épocas.

Absolutamente vital para o futuro do Futebol Profissional será o processo que conduzirá à Centralização dos Direitos Audiovisuais, que obrigará a um aumento da qualidade do espetáculo, tanto para quem assiste aos jogos nos estádios como para quem os acompanha pela televisão. Nesse sentido, e com esse objetivo em mente, ficou determinado que, para fiscalização do cumprimento dos requisitos relativos ao sistema de iluminação, a Liga Portugal ordena a realização de vistorias, por entidade certificada para o efeito, com levantamento luminotécnico dos estádios.

Outro dos grandes desafios que o Futebol Profissional enfrentará será a adaptação dos modelos competitivos domésticos, de forma a adaptá-los às exigências de calendário impostas pela alteração do formato das provas da UEFA. As Sociedades Desportivas reunidas em Assembleia Geral aprovaram, pois, a proposta apresentada pela Direção da Liga Portugal para a Allianz CUP, que a partir de 2024-2025 decorrerá com um novo formato: a prova passará a ser disputada por oito clubes, num modelo de quartos de final, do qual sairão as quatro equipas que participarão na Final Four. Qualificam-se para participar na Allianz CUP de uma época desportiva os clubes classificados nos primeiros seis lugares da classificação final da Liga Portugal bwin e nos primeiros dois lugares da classificação final da Liga Portugal SABSEG da época desportiva anterior.

Foi ainda aprovada a obrigatoriedade, a partir de 2024-2025, de frequência de formação organizada pela Liga Portugal no sentido de garantir a capacitação adequada dos agentes desportivos que sejam incluídos na ficha técnica de jogo (à exceção de treinadores). Pretende-se com esta medida valorizar cada vez mais as competências de todos os intervenientes no jogo.

De destacar, ainda, a aprovação pela Assembleia Geral de três artigos relevantes no Regulamento de Competições:

- A transposição para título definitivo da norma adotada para enfrentar as contingências provocadas pela COVID-19 e que determina que os clubes devem designar em cada jogo até nove suplentes, podendo, em três momentos do tempo regulamentar e no intervalo, efetuar até cinco substituições sem distinção das posições em que jogam, independentemente de os substituídos se encontrarem ou não lesionados.

- No referente a Inscrição e licenciamento de jogadores, foi introduzida uma nova exigência, que estabelece que a falta de apresentação de certificado de seguro válido, até às 24 horas anteriores à hora do jogo, que determine que o clube não tenha disponíveis, pelo menos, 13 jogadores, impede a realização do jogo e constitui falta de comparência injustificada desse clube.

- E, no que se refere ao quadro técnico e habilitações de treinadores, foi adicionada à norma que já permitia, na Liga Portugal bwin, aos treinadores que se mantenham a treinar uma equipa promovida, serem inscritos como técnicos principais com a habilitação UEFA-Advanced (Grau III), a possibilidade de na época seguinte a essa poderem permanecer como treinadores principais mediante comprovativo de estarem a frequentar o curso para obtenção da habilitação UEFA-Professional (Grau IV) – UEFA-Basic (Grau II) e UEFA-Advanced (Grau III) nos casos de equipas promovidas à Liga Portugal SABSEG.

Por fim, sendo um dos objetivos traçados pela Liga Portugal o regresso dos adeptos e das famílias aos estádios, necessidade já identificada no Plano Estratégico 2023-2027, uma das alterações aprovadas pela Assembleia Geral define – tanto na Liga Portugal bwin como na Liga Portugal SABSEG – os horários para a realização de jogos que se realizem em dias úteis: 18 horas ou 20.15 horas caso se trate apenas de um jogo, 18.45h e 20.45h em caso de ficarem agendadas duas partidas para o mesmo dia. Acaba-se, pois, a possibilidade de serem marcados jogos para as 21.15 horas em dias úteis. Trata-se apenas de uma das medidas pensadas para promover o regresso dos adeptos aos estádios, dando corpo ao lema que guiará a temporada 2023-2024: O FUTEBOL ÉS TU!