Skip to main navigation Skip to main content

Liga Portugal e Clubes tomam posição sobre libertação de jogadores

Liga Portugal | 26/08/2021
headline image

Estruturas dos clubes do Futebol Profissional estiveram reunidas com a Liga Portugal, na tarde de hoje

Reunidos, hoje, por videoconferência, os responsáveis do futebol das sociedades desportivas do futebol profissional e a Liga Portugal decidiram, em conjunto, manifestar de forma veemente o seu repúdio pelo procedimento adotado pela FIFA no alargamento das janelas de setembro e de outubro de libertação de jogadores para as seleções da CONMEBOL.

No contexto pandémico que o Mundo atravessa, que a cada passo se revela inovador em desafios, a decisão unilateral da FIFA de alterar o calendário internacional, além de violadora dos próprios regulamentos, é incompreensível quando os calendários nacionais já foram objeto de um assinalável esforço de conformação às datas internacionais.

A Liga Portugal será solidária e apoiará as sociedades desportivas que decidam não libertar os jogadores para além do período inicialmente fixado pela FIFA, numa posição idêntica à concertada pelas ligas internacionais no seio do World Leagues Forum.

As sociedades desportivas do futebol profissional e a Liga Portugal exortam a Federação Portuguesa de Futebol a acompanhá-las neste posicionamento.

A compreensível vontade dos jogadores de representarem os seus países tem correspondência direta na vontade das sociedades desportivas de prestigiar os seus plantéis com jogadores internacionais, mas o planeamento da época desportiva e de cada um dos jogos das competições nacionais e internacionais dos clubes merece uma ponderação para a correta composição dos interesses competitivos, que esteve ausente neste processo decisório da FIFA.