Skip to main navigation Skip to main content

Liga Portugal aprova alterações regulamentares

Liga Portugal | 02/06/2021

Todas as propostas apresentadas pela Direção da Liga, nos Regulamentos das Competições, Disciplinares e Arbitragem foram aprovadas

A Liga Portugal reuniu em Assembleia Geral Extraordinária, ao abrigo do disposto na alínea a), do n.º 2, do artigo 38.º, no n.º 1, do artigo 40.º, no n.º 1, do artigo 41.º e nos n.os 1 e 2, do artigo 42.º dos Estatutos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (Estatutos).

As Sociedades Desportivas, que estiveram presentes na sede da Liga, no Porto, (faltaram apenas o Marítimo M. e o CD Nacional), discutiram alterações ao Regulamento Disciplinar, das Competições e de Arbitragem - as que são referentes ao Regulamento Disciplinar terão de ser ratificadas em Assembleia Geral da FPF – e todas as propostas apresentadas pela Direção foram aprovadas.

No que diz respeito ao Regulamento de Competições, estiveram em discussão vários pontos, dos quais se destacam alguns como a possibilidade de, até final de 2022, e seguindo instruções da FIFA, serem mantidas as cinco substituições sem distinção dos postos em que atuam (artigo 41.º).

Também passará a haver, a partir de 2021-22, o playoff de acesso à Liga Portugal 2, que será disputado, segundo o Artigo 26.º A, entre o clube imediatamente acima dos despromovidos à Liga 3 e o terceiro classificado desta Liga 3.

Nestas alterações, passa a estar contemplado, no Artigo 57.º A, a figura do Responsável pela Acessibilidade para Deficientes (RAD), bem como passa a existir (Artigo 61.º) a obrigatoriedade da presença de médicos nos bancos de suplentes, sendo esta uma medida proposta no seguimento das várias reunidas tidas com os responsáveis clínicos dos clubes, de forma a haver um plano de ação para tentar evitar casos de concussões cerebrais.

Nota ainda para o facto da Assembleia ter votado a construção de uma plataforma, por parte Liga Portugal, que possibilite a venda de bilhetes para as Zonas Especiais de adeptos (ZCEAP), em conformidade com a Lei e com a APCVD.

De registar também que o Boavista FC viu negada a sua proposta de prolongar por mais uma temporada a dívida que tem para com a Liga Portugal, que suportou os custos a título de empréstimo a instalação do novo relvado do Estádio do Bessa, e que deve agora ser liquidada até final do mês de junho de 2021.

Já no Regulamento Disciplinar, destaque para o facto de se acrescentar um ponto ao Artigo 164.º do RD, onde ficou definido que um jogador que tenha apresentado recurso de suspensão de um cartão amarelo que esteja na final de uma série de cinco, cumprirá a suspensão desse mesmo jogo, imediatamente após a exibição de novo cartão amarelo.

No que diz respeito aos treinadores, dar nota que, segundo os Artigos 168.º e 168ºA, os treinadores passam a ser equiparados aos jogadores no que diz respeito às sanções disciplinares com cartões, ou seja, ao completar uma série de cinco amarelos, o treinador cumprirá um jogo de suspensão. Ficou também definido que um técnico que seja expulso num jogo cumprirá, de imediato, um jogo de suspensão.

No que concerne ao Regulamento de Arbitragem, é de salientar que a Assembleia Geral da Liga aprovou o aumento do quadro de árbitros de primeira categoria de 21 para 24.

Numa Assembleia que durou nove horas, realce também para a aprovação da proposta apresentada pelo Sporting CP para que os Clubes passem a ter acesso, no espaço de 24 horas, às gravações dos sistemas de arbitragem, desde que solicitado por um arguido envolvido diretamente nessas conversas, excetuando aquelas que são exclusivamente tidas exclusivamente entre o árbitro e o VAR.

No final do longo dia de trabalho, o Presidente da Liga Portugal falou às Sociedades Desportivas do regresso do público aos estádios, que acontecerá de forma gradual, já em 2021-22, sendo esta uma batalha pela qual lutou durante vários meses, e deu conta também de ser desejável a vacinação para todas as equipas do Futebol Profissional antes do arranque oficial da época em cada clube.

O ponto 5 da ordem de trabalhos foi adaptado para a reflexão conjunta sobre os desafios que afetam o Futebol Profissional. A Direção da Liga e todas as Sociedades Desportivas presentes mostraram que existe uma conciliação de agendas na abordagem de vários temas da atualidade e que interessam ao futuro imediato do Futebol Profissional.