Skip to main navigation Skip to main content

Pós-Graduação Comunicação no Futebol Profissional

PÓS-GRADUAÇÃO CERTIFICADA PELO FUTEBOL PROFISSIONAL

Candidaturas entre 11 de junho e 9 de setembro!

Início a 17 de setembro de 2019. Local: Sede da Liga Portugal (Porto).

As aulas serão às terças-feiras, das 14h00 às 19h30.

Mais informações: posgraduacao@ligaportugal.pt

Consulte AQUI todas as informações do curso.

T: +351 22 834 87 40

Apresentação

O programa de Pós-Graduação em Comunicação no Futebol Profissional pretende desenvolver, num ano letivo, conhecimentos ímpares no que respeita à Comunicação Estratégica e à Produção de Conteúdos no Futebol Profissional. Permite a aquisição de conhecimentos e novas competências no âmbito dos conteúdos de comunicação associados à organização dos campeonatos profissionais de futebol e das sociedades desportivas. A parceria entre a Liga Portugal e a Universidade Católica oferece uma formação especializada que conjuga os conhecimentos essenciais, a parte técnica e a prática da organização e comunicação no Futebol Profissional, como mais nenhuma entidade em Portugal.

Destinatários

Dirigentes e quadros superiores das Sociedades Desportivas que queiram aprofundar os seus conhecimentos nas áreas de Comunicação Estratégica;

Colaboradores dos departamentos de Comunicação e Marketing das Sociedades Desportivas; 

Colaboradores e Parceiros da Liga Portugal; 

Jornalistas que queiram aprofundar os conhecimentos da realidade das competições profissionais de futebol;

Estudantes.

Habilitações

news image

I. Licenciados

Grau de Pós-Graduado da UCP será conferido aos Licenciados submetidos a exame final, desde que com frequência a 70% das aulas da Pós Graduação.

news image

II. Não Licenciados

Certificado de Frequência do Curso será atribuído aos não licenciados, desde que assistam a 70% das aulas da Pós-Graduação.

Plano de Estudos

news image

Enquadramento da Liga Portugal e das Competições Profissionais

A Liga Portugal usa os valores de Rigor, Talento, Profissionalismo e Agregaçãona sua filosofia e na organização de três grandes competições sustentadas pela excelência do futebol, como são a Liga NOS, a LigaPro e a Allianz CUP.
Estabelecer o contacto direto com os clubes e media faz parte das funções e exigências da Comunicação em qualquer competição profissional da Liga Portugal.

news image

Organização de Jogo

Assegurar atividades no dia de jogo, como a reunião preparatória para estabelecer todas as matérias organizacionais. Outros como assegurar que as fichas técnicas estão preenchidas e validadas pelos intervenientes do jogo, ou que a constituição das equipas é distribuída aos media, ou até agilizar a presença de um jogador e treinador na zona de entrevistas rápidas, bem como acompanhar os treinadores à conferência de imprensa, são atributos da Comunicação em dia de jogo.

news image

Tópicos de Comunicação

A Comunicação tem de ser clara e objetiva e assenta num planeamento e estratégia. Mediante os diferentes canais existentes a mensagem será adequada e direcionada.

news image

Jornalismo na Vertente Desportiva, Assessoria e Relações Públicas

Como assegurar uma Comunicação direcionada para cada função; promover as ações da organização ou passar uma mensagem clara e eficaz. Na assessoria é preciso planear as mais diferentes ações e eventos, desenvolver e promover o contacto com os media e criar proximidade com os intervenientes, numa base de Relações Públicas.

news image

Comunicação e Promoção de Marca

A promoção de uma marca contempla algumas ações: dinamização através da Comunicação e envolvimento dos principais elementos influenciadores e decisores dos canais; dinamização da marca através da criação de notoriedade; promover ações ou ativações de uma determinada marca ou conceito.

news image

Gestão de Marca - Imagem de Clubes e Atletas

A imagem de um clube e atleta está intrinsecamente ligada à Comunicação. Tudo o que é comunicado, independentemente da forma ou conteúdo está sempre dependente da avaliação e conceito da comunicação. O planeamento, as estratégias fazem parte do desenvolvimento de uma boa Comunicação.

news image

Comentário Desportivo

A importância que o Futebol assume na sociedade portuguesa leva à necessidade de conheceros programas de comentário desportivo e os seus protagonistas. Após a entrada de um novo formato, em alguns canais, o comentário desportivo tornou-se uma âncora. Estas novas tendências também revelam o impacto da cultura digital no panorama mediático.

news image

Gestão de Crise

Existem duas regras fundamentais na gestão de uma crise. A primeira é antecipar. A prevenção aqui assume um destaque fundamental. A segunda é nunca mentir. A comunicação é demasiado volátil e efémera. Como tal, planear e antecipar são as bases da comunicação.

news image

Comunicação Estratégica para o Marketing Digital

Esta Comunicação promove e auxilia a integração de meios de comunicação e informação digital na gestão estratégica da organização. Em termos específicos, os objetivos incluem: reconhecer a validade dos instrumentos de comunicação digital em termos estratégicos; planear os processos de comunicação organizacional; definir e reconhecer táticas que aumentem o efeito das mensagens da comunicação digital; monitorizar e avaliar resultados da presença online.

news image

Redes Sociais e Literacia Transmediáticas

A Literacia Transmediática é entendida como um conjunto de capacidades, práticas, valores, sensibilidades e estratégias de aprendizagem e intercâmbio desenvolvidas e aplicadas no contexto das novas culturas. Na Comunicação, assim como no Desporto, este desenvolvimento foi imprescindível para gerar conteúdos, proximidade e interação com os demais intervenientes.

news image

Liderar Clubes e Sociedades Desportivas Eficazes

A facilidade de acesso à informação e o aumento considerável dos canais informativos criaram certos perigos. Em consequência, a liberdade de comunicação aumenta a responsabilidade individual nas mensagens e nos seus efeitos. Os grupos dos profissionais da comunicação costumam formular códigos deontológicos que regem o exercício da profissão.

news image

Ética

A facilidade de acesso à informação e o aumento considerável dos canais informativos criaram certos perigos. Em consequência, a liberdade de comunicação aumenta a responsabilidade individual nas mensagens e nos seus efeitos. Os grupos dos profissionais da comunicação costumam formular códigos deontológicos que regem o exercício da profissão.