Encontro juntou várias entidades com vista ao arranque da prova, esta terça-feira, com novo formato aprovado pelos Clubes
A edição 2024-25 da renovada Allianz CUP arranca esta terça-feira, e, para o efeito, a Liga Portugal, representada por toda a sua Direção Executiva, promoveu uma reunião preparatória para a qual solicitou a presença dos Oficiais de Ligação aos Adeptos dos Clubes, da APCVD (Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto) e da APDA (Associação Portuguesa de Defesa do Adepto).
Durante o encontro, foi reiterada a forte aposta nesta competição com a marca muito impressiva da Liga Portugal, e que ao longo dos últimos anos tem conquistado tradição, estatuto e posicionamento únicos no panorama do Futebol português, de tal forma que hoje todos os Clubes querem erguer o troféu que decide o ‘Campeão de Inverno’ e cuja Final Four se tornou num ícone do desporto nacional em termos competitivos e organizativos.
De tal forma assim é que, conforme recordado na reunião, foram as Sociedades Desportivas, quando confrontadas com os novos quadros competitivos da UEFA para o ciclo 2024-27, com consequente aumento de jogos e impacto na calendarização, a decidir por unanimidade a continuação da Allianz CUP, ainda que, necessariamente, com um novo formato, adaptado aos atuais constrangimentos.
Acresce que os Adeptos sempre foram e continuarão a ser uma prioridade para a Liga Portugal, e se há competição em que isso é elevado ao expoente máximo, é a Allianz CUP, como prova o modelo da Final Four, com Fan Zone e várias experiências, atividades e ativações ao longo da semana, num conceito de entretenimento e espetáculo a envolver os três jogos e que contempla também a criação do Guia do Adepto, a elaboração do Manual de Acessibilidades e a realização de questionários de satisfação e de um ‘report’ sobre ‘Matchday Experience’.
Este ano, mais uma vez, e apesar dos novos moldes competitivos, a forte ligação aos Adeptos vai manter-se como marca de água da Allianz CUP, envolvendo-os, procurando criar campanhas específicas e tendo em atenção os horários e os preços dos bilhetes, assim como o processo de digitalização dos mesmos, preocupações que resultaram na criação de um guia de organização de jogo que convida a refletir sobre a importância dos Adeptos no panorama do Futebol português.
A Direção Executiva da Liga Portugal recordou ainda, na mesma reunião, que a resposta dos Adeptos tem sido clara em todas as competições profissionais, com o aumento das assistências nos estádios. A época 2023/24, sob o lema ‘O Futebol És Tu’, terminou com o maior registo da história (mais de 4,2 milhões, ou seja, mais 10 por cento do que em 2022-23), e os números continuam a subir em 2024-25, época que tem como máxima ‘O Futebol que nos Une’: até ao momento, as assistências registam mais 7 por cento do que no período homólogo de 2023-24.
Importa ainda referir que no caso específico da última edição da Final Four da Allianz CUP, que na final contou com um duelo entre SC Braga (eliminou o Sporting CP na meia-final) e Estoril Praia (bateu o SL Benfica na outra meia-final), os três jogos somaram um total de 57,6 mil adeptos no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, sempre com taxas de ocupação acima dos 90 por cento. Tratou-se do melhor registo de sempre das edições realizadas em Leiria e a segunda melhor de sempre em termos absolutos.
O calendário da Allianz CUP 2024-25:
Terça-feira, 29 de outubro
Sporting CP - CD Nacional, 20h15
Quarta-feira, 30 de outubro
SL Benfica - Santa Clara,
Quinta-feira, 31 de outubro
SC Braga - Vitória SC, 18h45
FC Porto - Moreirense FC, 20h45