Skip to main navigation Skip to main content

Pedro Proença no Festival della Serie A: "Somos uma Liga reconhecida pelo Talento"

Liga Portugal | 08/06/2024
headline image

Presidente da European Leagues e da Liga Portugal integrou painel sobre as distintas realidades das provas profissionais

Pedro Proença, presidente da European Leagues e da Liga Portugal, esteve presente no Festival della Serie A, a decorrer, até domingo, em Parma. O dirigente português participou no painel "Le Leghe europee a confronto", com outros elementos do Board of Directors da European Leagues, que na sexta-feira reuniu naquela cidade italiana, e constatou o prestígio da marca de Talento internacionalmente associada a Portugal.

O Festival della Serie A, organizado pela Lega Serie A, reservou um dos vários espaços de debate para a abordagem das diferentes realidades do futebol profissional europeu. Pedro Proença juntou-se à conversa com Mathieu Moreuil, Premier League (Inglaterra), Claudius Schafer, CEO da Swiss Football League (Suíça), Claus Thomsen, CEO da Divisionsforeningen(Dinamarca), Marcin Animucki, CEO da Polish Professional Football League Ekstraklasa (Polónia), Neil Doncaster, CEO da Scottish Professional Football League (Escócia), Michal Mertinyak, diretor executivo da Unia Ligovych Klubov (Eslováquia), e ainda Jacco Swart e Alberto Colombo, diretor-geral e secretário-geral da European Leagues, respetivamente.

Nesse mosaico das diferentes provas profissionais, suscitou natural curiosidade o saldo positivo que, ano após ano, a Liga Portugal apresenta no mercado de transferências. O outrora árbitro internacional – detalhe evocado – revisitou o passado recente da entidade responsável pelas competições profissionais nacionais, desde a recuperação da situação crítica de tesouraria que encontrou, em 2015, até à fase de afirmação que marca este terceiro mandato. "A proximidade nem sempre nos ajuda a ter a noção exata do prestígio de que goza o Futebol Português. Somos uma Liga reconhecida pelo Talento e, fora de portas, é bastante clara essa perceção do que de muito bom é feito pelos clubes portugueses, em condições de grande dificuldade face aos custos de contextos tremendamente injustos que enfrentam", comentou Pedro Proença: "É para mim um orgulho ser porta-voz, dar conta desse esforço de desenvolvimento que temos feito na Liga Portugal para tornar as nossas competições cada vez mais sólidas e atrativas para os adeptos, que esta época responderam afirmativamente ao nosso repto para regressarem aos estádios. Tivemos mais de 4,2 milhões nas bancadas, num sinal claro de que o nosso Futebol está no bom caminho. Essa é, de resto, a ideia que dele guarda quem observa de fora a nossa montra de Talento, o que me apraz registar."