Skip to main navigation Skip to main content

European Leagues mantém defesa do modelo competitivo junto da UE como prioridade

Liga Portugal | 07/06/2024
headline image

Reunião do Board of Directors que teve lugar em Parma, com a Serie A como anfitriã, abordou ainda as relações com a UEFA e o calendário internacional

O Board of Directors da European Leagues reuniu-se, esta sexta-feira, em Parma, com a Serie A como anfitriã. Os temas relativos à União Europeia (UE) estiveram em destaque, a par da negociação de um novo Memorando de Entendimento com a UEFA.

As eleições para o Parlamento Europeu estão em curso e o organismo liderado por Pedro Proença reforçou as prioridades para o ciclo 2024-2029, com a defesa do modelo competitivo assente no mérito desportivo e nos valores da equidade, integridade e solidariedade no topo da lista, face à ameaça da Superliga. A melhoria do modelo de governação do futebol europeu, o aprofundar do Diálogo Social, a adoção de legislação para combater a pirataria e a lavagem de dinheiro são outros temas que continuarão a mobilizar a European Leagues junto da União Europeia.

"A European Leagues continuará a defender junto de todas as entidades o jogo tal como o concebemos, em que o direito a progredir nos diversos patamares é ganho dentro do campo, num modelo solidário, em que o organizador das provas de elite assegura o apoio às de base. Não abdicamos do princípio que estabelece competições abertas e da qualificação para as provas internacionais mediante o desempenho anual nas ligas nacionais. Não há lugar para competições elitistas num Futebol sustentável e a European Leagues", afirmou Pedro Proença, presidente da European Leagues e da Liga Portugal.

A negociação de um novo Memorando de Entendimento com a UEFA foi também abordado, com a apresentação dos resultados do encontro que, recentemente, juntou, em Londres, delegações lideradas por Pedro Proença e Aleksander Ceferin, presidente do organismo que tutela o futebol europeu, respetivamente.

Depois de, em abril, a Premier League ter acolhido, em Londres, a Assembleia Geral da European Leagues, desta vez foram os responsáveis do futebol profissional italiano a receber a reunião do Board of Directors, em Parma, onde Luigi de Siervo, diretor executivo da Lega Serie A, recebeu Pedro Proença com uma oferta de iguarias gastronómicas locais para assinalar o encontro.

news image