Skip to main navigation Skip to main content

«Só um enquadramento propício fará do Futebol um sector ainda mais atrativo»

Liga Portugal | 25/05/2023
headline image

Helena Pires, Diretora Executiva da Liga Portugal, discursou na Sessão de Abertura das II Jornadas de Direito de Desporto, no Auditório Nobre da Escola de Direito da Universidade do Minho

Dando os parabéns à organização pela iniciativa, a Diretora Executiva da Liga Portugal considerou que um setor que movimenta um conjunto de verbas tão elevadas como o Futebol Profissional “tem de ser credível”.

“Essa credibilidade, a luta pela Verdade Desportiva, não se faz sem uma Justiça Desportiva sólida e, acima de tudo, célere”, referiu Helena Pires, destacando, por exemplo, que “o modelo assente na total exclusividade da Comissão de Instrutores” permitiu reduzir substancialmente o tempo médio de resolução dos processos.

“Uma competição credível não é compatível com uma justiça morosa e, aqui, os restantes sectores da justiça podem aprender com o Desporto. Da mesma forma que se exige celeridade processual à Justiça Desportiva, necessitamos de um enquadramento propício ao investimento no Futebol Profissional português. Só um enquadramento propício fará do Futebol um sector ainda mais atrativo”, vincou.

Credibilidade, ética e transparência foram premissas assumidas por Helena Pires, que destacou: “O Futebol tem de liderar pelo exemplo em todas estas matérias, com boas práticas e boa governação. Por isso, a Liga Portugal orgulha-se de ter sido a primeira organização desportiva, em Portugal, a adotar uma Norma Anticorrupção. “

Para o futuro, a Diretora Executiva da Liga Portugal apontou ao Plano Estratégico lançado recentemente pelo organismo, tendo em vista o quadriénio 2023-2027, referindo que “só uma indústria altamente profissionalizada, qualificada e transparente, comprometida com boas práticas, pode ser credível”. “Que essa credibilização seja também o legado do Futebol, o de fomentar boas práticas e comportamentos exemplares. Pelo respeito a quem nos acompanha, é tão importante como um golo”, finalizou.