Skip to main navigation Skip to main content

Pedro Proença em homenagem ao Bibota e Rui Licínio

Liga Portugal | 20/03/2023
headline image

Esta segunda-feira, na 20.ª Gala “O Melhor Treinador” do jornal O Gaiense, o Presidente da Liga Portugal prestou homenagem à família de Fernando Gomes e ainda a Rui Licínio, que colocou um ponto final na sua carreira enquanto árbitro profissional

Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal, esteve presente na gala desta segunda-feira do jornal O Gaiense, realizada no Hotel Hilton, em Vila Nova de Gaia, juntando-se a outras personalidades, como o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, o Presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, o Diretor da FPF, Hélder Postiga, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, Dr. Lourenço Pinto, o Administrador da SAD do FC Porto, Vítor Baía, o Presidente da Associação de Futebol do Porto, José Manuel Neves, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Rodrigues, entre tantos outros.

Durante a gala houve espaço para uma sentida homenagem a Fernando Gomes. Nesse momento estiveram várias pessoas presentes em palco, com Pedro Proença a entregar uma lembrança à família enlutada, não esquecendo o poder do legado de “Bibota”. Foi de azul e branco que ficou conhecido pela carinhosa alcunha fruto das duas Botas de Ouro conquistadas, nas temporadas de 1982-83 e 1984-85. Foi, ainda, melhor marcador do campeonato português em seis ocasiões, tendo somado cinco títulos de campeão nacional.

Por sua vez, na homenagem a Rui Licínio, o Presidente da Liga Portugal deixou rasgados elogios à carreira do árbitro assistente português, que realizou mais de 350 jogos a nível profissional. “Parabéns por uma magnífica carreira. Só nas provas profissionais foram mais de 350 presenças em jogos. Foram 23 anos ao serviço da arbitragem, 16 como profissional, 10 de internacional. São números fantásticos de um percurso marcante”, afirmou Pedro Proença.

“Melhor do que ninguém, sabemos que as melhores notícias para um árbitro acontecem quando não falam de nós. Mas, por vezes, isso também pode levar a falta de reconhecimento. Homenagens como estas são importantes em reconhecer os nossos melhores profissionais. Rui Licínio é um deles”, destacou o Presidente da Liga Portugal.