Skip to main navigation Skip to main content

Mesa redonda na Pós-Graduação em Comunicação no Futebol Profissional

Liga Portugal | 22/11/2022

Alexandre Carvalho, Diretor de Comunicação do SC Braga, Pedro Reis Sá, Diretor de Comunicação do FC Famalicão, Vítor Hugo Alvarenga, jornalista do Maisfutebol, e João Cardoso, Coordenador Digital 360 da Liga Portugal, estiveram presentes na sessão desta terça-feira

Durante a tarde desta terça-feira prosseguiu a quarta edição da Pós-Graduação em Comunicação no Futebol Profissional.

No auditório João Aranha, houve lugar para uma mesa redonda sobre a importância do Digital na comunicação dos clubes e instituições, que contou com a presença de Alexandre Carvalho, Diretor de Comunicação do SC Braga, Pedro Reis Sá, Diretor de Comunicação do FC Famalicão, e Vítor Hugo Alvarenga, Jornalista do Maisfutebol, numa sessão que contou com a moderação de João Cardoso, Coordenador Digital 360 da Liga Portugal.

“O que é o digital?” Começou por questionar João Cardoso, aproveitando também para explicar todo o ecossistema digital da Liga Portugal, onde “tudo é comunicação”. Ao longo da conversa, foram várias as temáticas abordadas sobre a comunicação no desporto-rei e sob diferentes perspetivas. Alexandre Carvalho começou por salientar a importância de “ter uma organização interna de comunicação bem estruturada”. E, para que tal aconteça, “são necessários recursos técnicos e recursos processuais”, afirmou. O Diretor de Comunicação do SC Braga explicou também o surgimento do projeto “Next”, uma produtora de conteúdos Premium.

A palavra “estratégia” é absolutamente essencial no futebol. Com efeito, “tudo aquilo que se fizer na comunicação de um clube deve obedecer a uma determinada estratégia”, reforçou. “Sou muito a favor das publicações geolocalizadas”, disse também Alexandre Carvalho, dando o exemplo da apresentação de Diego Lainez, futebolista mexicano dos arsenalistas.

Por sua vez, Pedro Reis Sá evidenciou que “o digital é fundamental nos dias que correm”. “Para conseguirmos comunicar de uma forma mais eficiente temos de ter as redes sociais a funcionar em pleno e, claro, nós temos de comunicar com a verdade e sempre com a verdade”, disse o Diretor de Comunicação do emblema famalicense.

“É impossível haver marketing sem comunicação. No nosso caso é muito mais fácil, trabalhamos todos na mesma sala no FC Famalicão. Mas os dois departamentos, na minha ótica, devem estar sempre em sintonia”, afirmou Pedro Reis Sá, que não esqueceu a tremenda importância da futura centralização dos direitos audiovisuais, que “será absolutamente essencial para crescermos enquanto estrutura”.

Já Vítor Hugo Alvarenga abordou, entre outras coisas, a atualidade. “Agora o facilitismo é muito maior tendo em conta os conteúdos que os clubes produzem, porque enquanto estamos a aproveitar um conteúdo de um clube é uma oportunidade que perdemos para parar um bocado para pensar e descobrir uma notícia diferente”, destacou o jornalista do Maisfutebol.

“Nós, nos jornais, temos de apresentar o conteúdo todo, sendo que cerca de 30% das pessoas do nosso tráfego vêm das redes sociais”, salientou Vítor Hugo Alvarenga.

A Pós-Graduação resulta de uma parceria entre a Liga Portugal e a Universidade Católica de Braga, sendo uma contínua e ganha aposta na formação do Futebol Profissional.