Skip to main navigation Skip to main content

Equipas B: Uma aposta de sucesso

Liga Portugal | 31/03/2023
headline image

O Plano B, publicação anual da Liga Portugal focada no impacto das formações secundárias com passagem no Futebol Profissional português, disponibiliza, através de uma análise de dados extensa, um balanço desenvolvido destes dez anos desde o ressurgimento das equipas B.

Com a introdução das mesmas nas competições profissionais, na época 2012-2013, o panorama do Futebol em Portugal sofreu uma grande mudança. Clubes como o FC Porto, Marítimo M., SC Braga, SL Benfica, Sporting CP e Vitória SC apostaram numa formação secundária, de modo a providenciarem mais uma etapa de evolução aos seus jovens jogadores numa prova profissional do Futebol Português, com competitividade de excelência, como é o caso da Liga Portugal SABSEG.

Existem várias métricas para olhar para o sucesso desta inegável mudança de paradigma, sendo que uma delas se foca na presença de jogadores que passaram pelas equipas B dos clubes mencionados e que já representaram emblemas nas cinco principais ligas europeias. Até à data de fecho da publicação, foram 112 os atletas com minutos nas “Big 5”, sendo que 100 deles foram transferidos diretamente, demonstrando a qualidade do Talento desenvolvido pelos Clubes, bem como o seu papel no aproveitamento do mesmo e, muitas vezes, com rentabilidade financeira de excelência.

Consequentemente, foram vários os jogadores que, ao dar o salto para um dos campeonatos da elite europeia, deixaram vários milhões de euros nos cofres dos seus clubes formadores. Os líderes do ranking das transferências mais caras de sempre de cada clube com equipa B representaram uma receita à volta dos 265 milhões de euros, contribuindo, em larga escala, para o incremento da saúde financeira dos clubes. Eis os líderes: