Skip to main navigation Skip to main content

Mário Gonzalez para a história

#LigaPortugalStats | 19/04/2021
headline image

Avançado espanhol do CD Tondela alcançou vários registos históricos com o hat-trick apontado diante do Moreirense FC, na jornada 27 da Liga NOS

O encontro entre Moreirense FC e CD Tondela, referente à jornada 27 da Liga NOS, ficará para sempre na memória de Mário Gonzalez e na história do conjunto beirão. Isto porque o avançado espanhol, de 25 anos, precisou de apenas 12 minutos para apontar aquele que foi o primeiro hat-trick da sua carreira e da presente edição do principal escalão do Futebol Profissional, com a curiosidade de este ter sido o quarto hat-trick mais rápido de sempre nesta competição.

Este registo “supersónico” apenas foi superado por Armando Correia (1944-45: Belenenses 14-1 SC Salgueiros), que ao oitavo minuto já tinha somado três golos à sua conta pessoal; por Chipenda (1958-59: A. Académica 11-0 Caldas SC), que necessitou de apenas nove minutos; e, também, por Jacinto João (1974-75: Vitória FC 8-0 Atlético CP), nos primeiros dez minutos da partida.

Para além destes números verdadeiramente impressionantes, o jogador natural de Villarcayo de Merindad de Castilla la Vieja alcançou ainda vários marcos históricos do emblema auriverde. Em primeiro lugar, tornou-se no primeiro a apontar um hat-trick ao serviço da formação beirã na Liga NOS, conseguindo, ainda, igualar o estatuto de melhor marcador numa só época pelo CD Tondela no escalão maior do Futebol Profissional, num registo que pertencia em exclusivo a Tomané, fruto dos 12 golos apontados pelo avançado português na edição 2018-19.

Voltando ao plano individual, nota ainda para o facto de Mário Gonzalez se ter tornado no jogador espanhol com mais golos numa só época na Liga NOS, nos últimos 59 anos. O dianteiro tondelense ultrapassou, assim, os recentes registos de Nolito, Rodrigo ou Toni Martinez, sendo que o último atleta castelhano a apontar mais de 12 golos foi Amaro, do Vitória SC, em 1961-62 (17 golos).

Em suma, um jogo verdadeiramente memorável para Mário Gonzalez, que segue assim na época mais concretizadora da sua carreira, e está agora no pódio dos melhores marcadores da Liga NOS, apenas atrás de Pedro Gonçalves (Sporting CP), que leva 17 golos, e de Haris Seferovic (SL Benfica), com 16 golos.