Skip to main navigation Skip to main content

Presidentes de Clubes “Por um Futebol seguro”

Liga Portugal | 02/06/2020
headline image

Mensagens em véspera do dia em que a Liga NOS volta aos Estádios portugueses

Todos em segurança. Os Presidentes das Sociedades Desportivas da Liga NOS uniram-se à volta de uma mensagem comum, direcionada aos adeptos. No dia que antecede o regresso da prova, confira os depoimentos de alguns dirigentes máximos dos clubes que militam no primeiro escalão do Futebol Profissional, que estão disponíveis nos sites dos Clubes e também nos da Liga Portugal. Por um Futebol Seguro!

Rui Pedro Soares, Belenenses

A Liga NOS, o sexto melhor campeonato de futebol europeu, regressa amanhã.
Nos próximos dois meses, vamos disputar as 10 jornadas decisivas, em que tudo está ainda por definir - quem é campeão, quem vai jogar nas competições europeias e quem continuará a disputar a Liga NOS na próxima época.

O futebol português vai continuar a ser responsável, reduzindo ao mínimo o risco de contágio, garantindo a segurança e a saúde de todos. Apelo aos adeptos que não de desloquem aos estádios e que vejam os jogos em segurança .

No futebol português, o mediatismo é um exclusivo de quem está melhor, mas sabemos que a LIGA NOS é apenas o topo de uma pirâmide com duzentos mil atletas filiados - o regresso em Agosto da Segunda Liga, dos campeonatos amadores e dos campeonatos da formação é um objectivo de todas as equipas da LIGA NOS, também por eles vamos regressar.


Vítor Murta, Boavista FC

Aproxima-se o reinício do campeonato. Estamos todos, com certeza, com saudades de ver a bola a rolar e o nosso símbolo no relvado. Sabemos que o regresso vem com um trago amargo, pois não vos teremos nos Estádios a apoiar o Mágico. Todos nós sabemos da vossa importância e da força que sempre transmitiram nos melhores e, especialmente, nos momentos menos bons do nosso Clube.
Quero dizer-vos que não estarão esquecidos e que tudo faremos para vos dar alegrias, mesmo à distância.
Agora, é tempo de seguirmos as regras e nos destacarmos, neste contexto ímpar que atravessamos, pelo civismo e responsabilidade.
O melhor apoio que nos podem dar, agora, é manterem-se seguros, para que daqui a uns tempos possamos ouvir-vos no Bessa e pelos estádios do nosso país.
Não podemos ter aglomerações nos estádios nem qualquer tipo de manifestação de apoio que vos ponha em risco, ou aos vossos. Nós sabemos que todos vocês, em casa, nos estarão a apoiar.
O futebol está a ser posto à prova, temos que dar o exemplo. TODOS NÓS.
Quantos mais cuidados tivermos agora, mais cedo regressaremos à nossa fortaleza com todos vocês roucos por apoiarem o Mágico Xadrez.
Até lá, cuidem de vocês e dos vossos.

Wei Zhao, CD Aves

O futebol retoma e com ele regressa a emoção de podermos vibrar com as nossas cores, mas com a consciência de que vivemos numa chamada “nova normalidade”, em que tudo, ou quase tudo, tem de ser gerido de uma forma diferente.
O futebol não foge à regra e se quiser ser um exemplo para a sociedade terá de ser capaz de o mostrar com atos e comportamentos que não coloquem em risco as vidas de quem nele trabalha e de quem com ele vibra. Daí que seja importante que todos os intervenientes, desde os seus profissionais aos adeptos, adotem comportamentos responsáveis e sigam as regras definidas pelas autoridades, usando máscaras, mantendo o distanciamento social e sobretudo evitando aglomerações em dias de jogos junto a estádios, centros de estágio, ou hotéis.
A segurança está acima de tudo e é importante que todos entendam que o desconfinamento não signifique relaxar, ou facilitar de alguma forma, porque o perigo de contágio continua latente enquanto não for encontrada uma vacina.
A todos os nossos adeptos pedimos que sejam agentes de saúde pública, que tenham comportamentos adequados e se mantenham como um exemplo de civismo para que o futebol continue a ser uma festa.

David Belenguer, CD Tondela

É o momento de estarmos juntos, ainda que venhamos a sentir a distância que vai existir. É a única forma que temos para ganhar este jogo, o mais importante que estamos a disputar.
Havemos de ter tempo para celebrarmos todos juntos, para festejar na bancada com os amigos e a família, mas agora temos de ser responsáveis.
Temos de manter as recomendações da Direção-Geral da Saúde e da Liga. Vamos desfrutar e acompanhar os jogos em nossas casas.
Ainda que não vos vejamos, vamos sentir a vossa presença. Ainda que não vos oiçamos, vamos escutar os vossos cânticos. Não duvidem, vamos sentir o vosso calor, a vossa paixão.
Correremos e jogaremos por todos vós, auriverdes.
Sempre Tondela!

Miguel Ribeiro, FC Famalicão

Depois de uma fase delicada das nossas vidas, eis que voltamos a poder desfrutar de uma das nossas grandes paixões. A insaciável vontade de ver a bola a rolar criou-nos algum desalento durante três meses. A racionalidade suplantou-se à emoção e obrigou-nos a um confinamento desportivo por um período alargado que teve, por fim, o seu epílogo.
Chegada a hora de retomar a competição, o nosso foco vira-se para o relvado. O palco onde atuam os artistas, que deliciam a plateia com os seus dribles estonteantes, defesas monstruosas e golos magníficos.
São 90 minutos em que voltamos ao “mundo normal”, sem que tal signifique desleixo perante o contexto atual. Conscientes dos cuidados que todos deveremos assumir neste período de retoma, é importante sensibilizar todos os adeptos do futebol para que se mantenham vigilantes e cumpram a estratégia delineada para este duelo difícil que ainda estamos a disputar.

Francisco Dias Da Silva, Gil Vicente FC

Vivemos um momento difícil para todos. A saúde pública e a capacidade de resposta do nosso sistema de saúde foram postos à prova. O país parou para segurança de todos e, aos poucos, estamos a retomar o nosso dia-a-dia tomando as devidas medidas para nos protegermos a nós e para protegermos também os outros.

A Liga NOS, tal como anunciado, vai ser retomada nos próximos dias e as emoções do futebol vão estar de volta.

O Gil Vicente FC está pronto a competir, cumprindo sempre todas as medidas implementadas pela Direção Geral de Saúde, e vai fazê-lo da mesma forma séria com que o fez até à suspensão da competição.

Os nossos objetivos continuam a ser claros e vamos entrar em campo para que os conquistemos o mais rápido possível.

Infelizmente, a pandemia do COVID-19 obrigará a que os jogos se disputam sem público, para nossa segurança e dos que nos rodeiam, para segurança dos jogadores, das equipas técnicas e de todos os intervenientes no jogo e na organização do mesmo.

No entanto, não é preciso apenas realçar que os jogos se disputarão à porta fechada. É preciso realçar e alertar para a necessidade de não se criarem aglomerados ou grupos de pessoas no exterior do Estádio Cidade de Barcelos ou de qualquer estádio onde o Gil Vicente FC esteja a jogar. Pela saúde de todos nós, peço que apoiem a nossa equipa a partir das vossas casas ou em locais devidamente seguros.

Contamos com o vosso apoio. Todos juntos vamos conseguir ultrapassar os obstáculos e dificuldades que nos são colocadas e em breve voltaremos a ver-nos.
Bem hajam.


Vítor Magalhães, Moreirense FC

Vivemos uma situação nova para todos e a retoma do futebol deve ser acompanhada pela responsabilidade inerente de todos nós. Para vencermos no futuro, temos a obrigação de sermos responsáveis no presente.
É sabido que a Covid-19 ainda se mantém muito ativa, sendo necessário um esforço suplementar de todos nós no sentido de controlar o surto e evitar ainda mais as consequências drásticas da sua propagação.
Apelo, assim, a todos os amantes do futebol, em especial aos adeptos do Moreirense e a toda a nossa região, que se mantenham em segurança e não se desloquem para as imediações dos estádios em dias de jogo. Ainda que à distância, os nossos atletas estão cientes do vosso apoio, e neste momento a vossa responsabilidade ao manter o devido distanciamento social é a vossa maior demonstração de apoio.
Devem assistir aos nossos jogos a partir de um lugar seguro e, não sendo possível fazê-lo a partir de casa, procurem locais onde seja possível evitar aglomerados de pessoas, cumprindo sempre todas as recomendações da DGS.
A partida mais importante das nossas vidas continua a ser esta batalha contra o vírus e mais uma vez apelamos à responsabilidade de todos.
Um pequeno gesto individual de hoje será o sucesso global no futuro.

António da Silva Campos, Rio Ave FC

A Liga NOS está prestes a recomeçar.
Durante os últimos dois meses e meio, vimo-nos privados de competir, de treinar, de trabalhar como sempre fizemos.
O campeonato foi interrompido mas desde cedo iniciámos, clubes, Liga, FPF e todos os agentes diretamente relacionados com o futebol, um processo de retoma que permitisse o regresso da Liga NOS, sempre com a premissa da segurança de todos os intervenientes.
Foram semanas árduas de reuniões, de adoção de novos procedimentos, da adequação dos estádios e, em suma, da habituação a uma nova ‘normalidade’.
Mas esta ‘normalidade’ não se estende, ainda, às bancadas dos nossos estádios. Não podemos, ainda, e lamentavelmente, contar com a presença dos nossos sócios, dos nossos adeptos, daqueles que são a razão de existência dos clubes e do futebol.
Custa-nos aceitar. É um facto. Mas as recomendações e regras são minuciosas, exigentes, e devem ser respeitadas por todos.
Por outro lado, acreditamos que quanto melhor respeitarmos estas regras, mais célere será o regresso à normalidade, mais depressa voltaremos a contar com o seu apoio no estádio, mais depressa ouviremos o seu grito de vitória, o seu cântico de apoio, aquilo que nos alimenta a alma e nos faz querer vencer e crescer, a cada dia. O futebol é dos adeptos. Os adeptos são o futebol!
Durante este caminho de retoma, exorto-vos a que respeitem as recomendações governamentais e da Direção Geral da Saúde.
Não se desloquem aos estádios em dia de jogo.
Evitem a todo o custo os aglomerados junto aos locais de estágio das equipas, dos centros de treino, dos estádios.
Evitem assistir às transmissões televisivas dos jogos em locais que não respeitem a lotação máxima de segurança.
Promovam e respeitem o distanciamento social.
Confiamos no vosso bom senso, no vosso respeito pelas recomendações, na vossa capacidade de serem, também, agentes de saúde pública.
Temos sido, todos, um exemplo no combate à pandemia. Depende apenas de nós continuarmos neste caminho e conseguirmos, juntos, a vitória mais importante das nossas vidas.
Mantenham-se em segurança!
Obrigado a todos.

Rui Cordeiro, Santa Clara

Bravos Açorianos e bravos portugueses, depois da noite escura, vemos, aos poucos, a luz. O regresso do nosso futebol está cada vez mais próximo e com ele também a emoção do golo, o grito da vitória!
Bem sabemos que o cenário da retoma não contempla a presença do adepto nas bancadas dos nossos Estádios. Mas, antes disso, surge a saúde e a segurança de todos. É este o exemplo que o futebol português tem dado ao país desde o surgimento desta pandemia.
Vivemos tempos desafiantes que nos obrigam a ser inventivos em prol da segurança de todos e da manutenção da génese do futebol que tanto amamos.
Neste momento particular de retoma da Liga NOS, recomendamos que cumpra com as instruções promulgadas pela DGS para que todos juntos e com toda a segurança, possamos desfrutar do nosso futebol.
-Não se concentre nos perímetros circundantes de estádios, hotéis, centros de treino e via pública;
-No exterior e imediações dos estádios, a circulação de pessoas deve ser limitada e condicionada a um número máximo de 10 pessoas;
-Recomendamos que não se aglomere à frente da televisão em grupos grandes de pessoas;
-Assista aos jogos do CD Santa Clara pela televisão, em casa mas apenas com os seus familiares mais próximos;
-Cumpra as recomendações da Autoridade de Saúde: mantenha o distanciamento físico, lave as mãos, use máscara, cumpre as regras de etiqueta respiratória;
-Fique em casa.

Frederico Varandas, Sporting CP

Todas as associações desportivas foram, nestes últimos meses, obrigadas a readaptar-se e a lidar com as consequências da pandemia de COVID-19 que se fizeram sentir na sociedade em geral e na indústria do futebol em particular.
A nível económico e desportivo o regresso da I Liga é encarado pelo Sporting CP com grande otimismo e revestido de extrema importância, nunca esquecendo que esta “nova normalidade” requer adaptação e cuidados especiais, de forma a salvaguardar, sempre, a saúde dos nossos atletas, colaboradores, Sócios e adeptos.
O Sporting CP compromete-se a entrar em campo demonstrando o seu esforço, dedicação e devoção, características que sempre fizeram parte do seu ADN e assume-se preparado para as vitórias. Contamos com o apoio dos nossos Sócios e adeptos e apelamos a que a “Família Sportinguista” tenha em conta toda as indicações e normas definidas pelas entidades de saúde pública, salvaguardando e bem-estar e saúde pública.

Paulo Gomes, Vitória FC

O futebol foi exemplar em todos os aspetos neste momento tão difícil e a retoma é o prémio pelo esforço desenvolvido por todos. Esta nova realidade, contudo, será bem diferente da que estamos habituados, mas é nestes momentos que nos unimos e tornamos mais fortes.
A segurança será sempre a nossa maior prioridade e é com esse espírito de responsabilidade social que nos preparamos para entrar em campo. Queremos continuar a ser agentes de saúde pública e para isso há regras que têm de ser seguidas à risca.
Não teremos o apoio dos nossos adeptos no estádio, eles que sempre estiveram connosco, nos bons e nos maus momentos, é verdade, mas temos plena certeza de que continuarão, à distância, a torcer por nós e a serem o 12.º jogador especial.
Temos a alma dos Vitorianos e Setubalenses para valorizarmos este espetáculo e é por eles que vamos lutar, ainda com mais ambição, garra e coragem, para no final podermos festejar todos juntos. Estamos prontos para o jogo!

Miguel Pinto Lisboa, Vitória SC

Na semana em que se regista o regresso da principal competição de futebol em Portugal, cumpre assinalar a ausência daqueles que lhe dão sentido: os adeptos.
Sem eles, não há golos de levantar os estádios. No entanto, é a pensar nos Vitorianos que todos os dias trabalhamos para que, mesmo à distância, possamos festejar juntos.
Aos Conquistadores, dirigimos uma palavra de profunda gratidão e reconhecimento pelo modo responsável e exemplar como incessantemente nos apoiaram – e certamente apoiarão – nestes estranhos tempos de pandemia.