Skip to main navigation Skip to main content

Hélder Lopes: “Portugal está a tomar as medidas certas”

Liga Portugal | 24/03/2020
headline image Foto: Hélder Lopes

A cumprir a terceira época em Atenas, ao serviço do AEK, Hélder Lopes depara-se com um cenário inédito: todas as competições do futebol grego se encontram suspensas, à semelhança do que acontece por toda a Europa, derivado à propagação do COVID-19 à escala mundial.

O defesa esquerdo, que em Portugal representou SC Beira-Mar e FC P. Ferreira em competições profissionais, relata um cenário poucas vezes visto: todas as ruas em solo helénico se encontram praticamente desertas. Muito atento à realidade nacional, frisa a necessidade de o povo português “continuar a seguir com rigor as indicações quer do Governo, quer da Direção Geral de Saúde”, de forma a que seja possível “retomar a vida normal com a maior brevidade.”

Como está a Grécia a encarar a “batalha” ao COVID-19?

O Governo grego tomou a decisão de parar tudo. Quer a nível do desporto, do comércio ou da restauração, vêm-se restrições que nunca tinha visto em toda a minha vida. Ontem tive necessidade de ir fazer umas compras de bens essenciais e pude constatar que, na zona onde eu vivo, não se vê absolutamente ninguém nas ruas e as lojas também se encontram quase todas fechadas. Portanto, penso que as pessoas estão a acatar com bastante responsabilidade as ordens do Governo e das entidades de saúde responsáveis.

De que maneira adaptaram o vosso trabalho diário, tendo em conta esta nova realidade?

É um trabalho que tem sido feito a partir de casa, por força das circunstâncias. O AEK disponibilizou-nos alguns materiais de treino, de forma a podermos ter todos os equipamentos essências, para além de que todos os dias fazem videochamadas para os membros da equipa, pelo que acabamos por realizar sempre o treino em conjunto. Penso que é uma boa metodologia, uma vez que conseguimos manter as rotinas e o espírito de equipa, dentro daquilo que é possível, de acordo com esta situação extraordinária.

Quais os principais cuidados de saúde que tem seguido nesta fase?

Acima de tudo, procuro respeitar as ordens dadas quer pela Organização Mundial de Saúde, quer pela Direção Geral de Saúde, e tento ter o máximo de cuidados possíveis com a higiene pessoal, lavando as mãos com regularidade. Em caso de necessidade de sair de casa, tenho também um conjunto com luvas, máscaras e desinfetantes de mãos que o AEK nos disponibilizou a todos, de forma a facultarem-nos tudo o que é essencial para podermos estar protegidos da melhor maneira nesta fase.

Qual a opinião relativamente às medidas adotadas recentemente em Portugal?

Penso que Portugal está a tomar as medidas certas para combater o COVID-19. Essencialmente, é imperativo seguir as normas de higiene recomendadas pela Direção Geral de Saúde, bem como atender ao novo panorama de emergência nacional, recentemente decretado. Se antes as pessoas já deviam ficar em casa agora ainda mais, pelo que penso que as saídas se devem limitar apenas a idas essenciais a farmácias ou supermercados.

Que mensagem gostaria de deixar ao povo português?

Acima de tudo que não percam a esperança. A situação atual não é fácil, e vamos ter de efetuar alguns sacrifícios, mas estou muito confiante de que a vamos ultrapassar com distinção. Para isso, é essencial continuar a seguir com rigor as indicações quer do Governo, quer da Direção Geral de Saúde, pois só dessa maneira conseguiremos retomar a nossa vida normal com a maior brevidade possível!