Skip to main navigation Skip to main content

Procedimentos para a atribuição do colete de repórter de campo - Época 2018-2019

Liga Portugal | 09/07/2018
headline image

Para a época 2018-2019, será utilizado um colete único para as três competições da Liga Portugal: Liga NOS, LEDMAN LigaPro e Allianz CUP.

No seguimento das alterações ao Regulamento das Competições Organizadas pela LIGA, aprovadas em reunião de Assembleia Geral, em 27 abril de 2018, 25 de maio de 2018 e 29 de junho de 2018, vimos informar que na recente época desportiva, todo e qualquer fotógrafo credenciado para os jogos das competições profissionais deverá ser portador do colete oficial único da LIGA (ponto 17 do art.60.º e ponto 1 do art. 64.º).

Relativamente à atribuição do colete a fornecer pela LIGA, estes são os procedimentos requeridos para a obtenção do mesmo:

- No formulário, deve esclarecer para qual Órgão de Comunicação Social (OCS) trabalha, devendo apresentar à LIGA uma declaração comprovativa, caso seja solicitado, em como está ao serviço do respetivo Órgão de Comunicação Social, assinada pela direção do OCS, assim como o número de inscrição do OCS na Entidade Reguladora da Comunicação (ERC).

- Os fotojornalistas em regime freelancer devem endereçar o pedido diretamente aos clubes organizadores de jogo.

- O processo adotado privilegia órgãos de comunicação social desportivos de âmbito nacional e regionais que fomentem a ligação entre os clubes e as regiões onde se inserem.

- Mais informamos que os coletes são pessoais e intransmissíveis, e que a cada fotógrafo será atribuído um número de colete.

- Em caso de furto, perda ou dano, pede-se que a LIGA seja informada, de modo a poder anular o colete em questão e fazer a respetiva substituição. Em caso de alteração do nome da competição, a LIGA enviará novo colete correspondente, sem qualquer custo associado para o fotógrafo ou para o órgão de comunicação social.

Para ter acesso ao referido colete, o Órgão de Comunicação Social deverá remeter o pedido à LIGA, através do email comunicacao@ligaportugal.pt, preenchendo o formulário (aceda aqui), juntando cópia da Carteira Profissional de Jornalista.