Skip to main navigation Skip to main content

Liga Portugal e La Liga assinam acordo de cooperação

13/09/2017
headline image

Entidades partilham experiências nas áreas de controlo financeiro, exploração comercial, responsabilidade social e formação

A Liga Portugal e a La Liga reiteraram, esta quarta-feira, a sua excelente relação ao estabelecer um memorando baseado no trabalho conjunto de desenvolvimento do futebol espanhol e português. Mediante este entendimento, serão definidos canais de comunicação para partilha de informação financeira, institucional e formativa.

Um dos principais pontos do documento foca-se na assessoria da La Liga relativamente ao programa de Controlo Económico da responsabilidade da Liga Portugal, objetivando a garantia da transparência económica e financeira do futebol português, assim como a gestão dos clubes profissionais portugueses.

Para tal, preveem-se seminários de troca de informação entre clubes espanhóis e portugueses, de forma a lidar com os novos desafios da indústria do futebol.

Outro dos pontos importantes do documento assinado por Javier Tebas e Pedro Proença tem a ver com as sinergias para o redimensionamento de ambas as marcas e a sua internacionalização, no sentido de reforçar o desenvolvimento e crescimento, com conferências e troca de experiências em relação a direção desportiva, marketing, gestão financeira, administração, segurança nos estádios, integridade e ‘Match-Fixing’.

Ambas as instituições, cientes da evolução do futebol profissional, garantem, entre outras estratégias, a contínua fomentação do jogo limpo e a luta contra a combinação de jogos.

Comprometidas na condenação dessas condutas que desvirtuam a modalidade, a La Liga e a Liga Portugal vão colaborar mutuamente para erradicar estas práticas com políticas comuns de integridade futebolística.

A nível institucional, a La Liga vai assessorar a Liga Portugal na criação de projetos sociais mediante uma política de Responsabilidade Social Corporativa. A La Liga vai igualmente aconselhar a Liga Portugal acerca do Programa de Embaixadores, que a La Liga ativou em 2015.

Face ao interesse da Liga Portugal no futebol de formação da La Liga, especialmente com ‘La Liga Promises’, o acordo possibilita, então, a colaboração num prestigioso torneio infantil que a La Liga organiza a cada temporada. Ademais, o documento também se refere à opção de estabelecer academias de excelência da La Liga em Portugal e a organização de acampamentos infantis desportivos durante o verão.

 

Acerca da La Liga

Fundada em 1984, a La Liga é uma associação desportiva representante de 42 clubes que participam na primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha. A La Liga, com sede em Madrid, é responsável pela ‘LaLiga Santander’, da ‘LaLiga 123’ e da produção televisiva, que na temporada 2016-2017 atingiu mais de 2.500 milhões de pessoas no mundo.

A La Liga também dirige a ‘LaLiga Feminina de Espanha’, além de uma fundação ativa, sendo a única liga de futebol profissional no mundo com uma competição dedicada a futebolistas com falta de capacidade intelectual: ‘LaLiga Genuine’.

Acerca da Liga Portugal

Fundada em 1978 e com sede no Porto, a Liga Portugal (Liga Portuguesa de Futebol Profissional) organiza as competições profissionais desde 1994-1995. A Liga NOS e a LEDMAN LigaPro são os principais campeonatos nacionais com selo da Liga Portugal, que também organiza a Taça CTT.

Representa 33 sociedades desportivas e 38 equipas, dividas pelos dois campeonatos. Têm como missão garantir a excelência da organização competitiva, regendo-se por valores como Rigor, Talento, Profissionalismo e Agregação.