Skip to main navigation Skip to main content

As nossas metas

A estratégia futura do futebol profissional português deve ser desenhada para a promoção da sua valorização económica e desportiva e para o seu reposicionamento no top 5 das ligas europeias. Neste sentido, é fundamental que esta fomente a concertação entre os clubes, ultrapassando os constrangimentos existentes e promovendo o diálogo social. A Liga Portugal deve-se afirmar como o agente promotor da mudança, sendo necessário adquirir maior notoriedade e protagonismo no futebol português e no contexto internacional.

0
anos
:
0
Meses
:
4
Dias
90
Medidas
5
Eixos
4
anos

#1 Modelo de Governação

Aprovar e implementar um novo modelo de governação credível, democrático e profissional, que facilite a tomada de decisão e garanta maior transparência e responsabilização da gestão, a todos os níveis

#2 Estudo de imagem da Liga Portugal

Promover estudo para aferir como o organismo é percepcionado pelos seus principais stakeholders, avaliando o posicionamento da instituição e projectando estratégias que promovam as marcas associadas ao futebol profissional português

#3 Programa de Trainees Liga Portugal - Sociedades Desportivas

Desenvolver programa para aquisição e retenção de talento

#4 Arquitectura Orgânica da Liga

Reforçar a estrutura da Liga para acompanhar as necessidades crescentes, permitindo desenvolver e implementar as estratégias e projetos no futuro

#5 Profissionalização

Reforçar o grau de profissionalização da gestão dos níveis superior e intermédio e aumentar o grau de qualificação académico e experiência internacional dos quadros

#6 Formação

Adotar uma política de formação contínua, permitindo o fluxo de profissionais entre a Liga Portugal e as várias instituições de futebol no mundo

#7 Pós-Graduação de Gestão

Capitalizar a pós-graduação atual para atrair referências internacionais para o efeito de formação interna

#8 Pós-Graduação de Comunicação

Realizar Curso de Pós-Graduação de Comunicação no Futebol Profissional, em parceria com a Faculdade de Comunicação Social de Braga da Universidade Católica

#9 Monitorização

Institucionalizar uma sessão de acompanhamento e monitorização do plano estratégico numa base semestral

#10 Reunião de Quadros

Promover uma reunião de quadros com periodicidade semestral

#11 Reporting e Responsabilização

Consolidar a política de reporting e de responsabilização

#12 Fontes de Receita

Alargar e otimizar as fontes de financiamento, com aposta na atividades comercial e, desta forma, reforçar a posição financeira

#13 Direitos Televisivos

Promover estudo de suporte para avaliação à viabilidade da negociação no futuro dos direitos televisivos

#14 Centro de Estudos

Criar um Centro de Estudos e Investigação sobre o Futebol Profissional Português, em estreita articulação com o meio académico

#15 Observatório

Criar um observatório integrador, dinâmico e atual sobre o fenómeno do futebol em Portugal

#16 Think Tank

Aprofundar a vertente de laboratório de ideias, estimulando sinergias e complementaridades com outras entidades

#17 Embaixadores

Utilizar o projeto dos Embaixadores como promoção do futebol pela positiva, da cultura e valores da Liga e das suas competições

#18 Comunicação

Reformular e redimensionar a estratégia de comunicação da Liga Portugal, procurando autonomizar o lado institucional do lado mais operacional

#19 Media

Fomentar uma nova agenda junto dos media, atores políticos e desportivos e das organizações internacionais, adotando uma estratégia mais interventiva nos diversos palcos

#20 Agregação

Protagonizar uma mega-campanha multimédia que evidencie as vantagens da agregação para os intervenientes no futebol profissional

#21 Qualificação

Realizar estudo para implementação de ações coletivas orientadas para a qualificação das Sociedades Desportivas

#22 Fundação do Futebol

Ativar a Fundação, colocando a responsabilidade social ao serviço da marca. Lançar uma iniciativa de responsabilidade social emblemática por época

#23 Sede Liga Portugal

Implementação / requalificação de melhores condições infraestruturais para acompanhar a evolução das necessidades que se avizinham nos próximos anos

#24 Brand Equity

Desenvolver estratégia de colocação da Liga Portugal junto das grandes marcas para crescimento institucional nos mercados à imagem das ligas europeias de topo

#25 Controlo Financeiro

Desenvolver uma ferramenta digital que monitorize as contas das Sociedades Desportivas, e.g. rácios financeiros vs. metas definidas pela UEFA, suportada por um sistema de alertas

#26 Licenciamento

Solidificar o Manual de Licenciamento para participação nas competições nacionais, tendo como base o referencial das competições europeias

#27 Pressupostos

Renovar os pressupostos para participação nas competições

#28 Apostas Desportivas

Criar uma casa de apostas desportivas oficial da Liga Portugal, que seja potenciadora de novas receitas

#29 Metas Fair-Play

Criar um quadro progressivo de implementação de metas de fair-play financeiro inspirado nos parâmetros de fair-play financeiro da UEFA 1.0 e de fair-play financeiro da UEFA 2.0

#30 Análise do Investimento Externo

Colaborar com o poder governamental e administrativo em temas estruturantes, com vista a captar investimento internacional no futebol português

#31 Pacto para o Futebol

Criar documento sobre valores a promover e conduta a adotar dos agentes do futebol

#32 Prémios Fair-Play

Valorizar os prémios de fair-play, adicionando recompensas e aumentando a visibilidade mediática

#33 Grupos de Trabalho

Promover os Grupos de Trabalho da Liga Portugal que juntam os técnicos com capacidade de influência na gestão dos clubes

#34 GLT

Estudar a possibilidade de implementação da tecnologia de golo (GLT) na Liga NOS

#35 Tecnologia

Implementar uma tecnologia de apoio à análise de jogo (e.g. tactical feed), bem como de análise automática (e.g. tracking disponibilizado a todas as equipas)

#36 Plataformas

Desenvolver as plataformas existentes com adição de novas funcionalidades

#37 Fan ID

Criar o conceito de Fan ID para a credenciação de todos os adeptos de futebol que vão aos estádios

#38 Informação Institucional

Criar uma ligação de dados dos serviços entre a Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol

#39 Comentadores Desportivos

Desenvolver ações de formação para os comentadores desportivos. Disponibilizar informação a fim de promover o lado saudável do futebol

#40 FairPlay

Liderar campanhas de estímulo ao fairplay e promoção do espectáculo junto dos adeptos

#41 Conteúdos

Aumentar a criação de conteúdo educativo, festivo, positivo e cívico do futebol enquanto espetáculo desportivo de cariz familiar

#42 Consumidor

Promover estudo sobre o perfil do consumidor atual, configurando estratégias comerciais diferenciadas para os diferentes perfis de adeptos

#43 Formação

Desenvolver ações de formação e fóruns para vários tipos de agentes do futebol, incluindo jogadores, treinadores, directores de campo, delegados ao jogo e dirigentes

#44 Famílias

Estimular a presença de famílias nos estádios com programa de iniciativas orientadas para o efeito

#45 Pink Fan

Fomentar a presença de público feminino com o programa de iniciativas orientadas para este segmento

#46 Público

Desenvolver mecanismos de engagement com os clubes que contribuam para a obtenção de mais público nos estádios

#47 Fan Zones

Desenvolver e promover a sua proliferação

#48 Violência no Desporto

Conceber uma campanha para irradiar a violência no desporto em articulação com a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto

#49 Programa Televisivo

Criar, em parceria com operadores televisivos, um programa semanal a realizar-se nas imediações do estádio e à margem de um jogo

#50 Modelo Competitivo

Promover um estudo para a otimização do modelo competitivo e identificação da melhor arquitetura entre competições

#51 Transmissões Televisivas

Criar proposta de guia de realização que harmonize a produção e transmissão dos jogos e promova o espetáculo

#52 Estádios

Promover a qualificação dos estádios e acessibilidades com elaboração de caderno de encargos

#53 Fiscalidade

Implementar uma campanha que promova um estatuto de benefícios fiscais para os futebolistas

#54 IVA Bilhética

Defender, junto das entidades competentes, a redução do IVA dos jogos de futebol para 6%

#55 Seguros de Acidentes de Trabalho Desportivo

Defender uma objetividade clara da lei para diminuir os prémios de seguro pagos pelas Sociedades Desportivas

#56 Naming Sponsor

Apostar no incremento das propriedades para o naming sponsor

#57 Business Plan

Elaborar um Business Plan exequível e mensurável

#58 Departamento Digital

Criar o Departamento "Digital" (autónomo), com um orçamento e estrutura adequados aos desafios futuros

#59 Estratégia

Aprofundar a estratégia de desenvolvimento dos canais, com elaboração de estudo para maximização do seu retorno

#60 Comunicação / Marketing

Implementar um novo modelo de articulação entre a comunicação e o marketing

#61 Branding

Capitalizar as plataformas digitais da Liga Portugal para efeitos do branding e buzz para geração de tráfego e conversões (desenvolvimento)

#62 Ferramentas

Promover estudo que analise as ferramentas a utilizar (e.g. SEO, CRO, etc.) e o retorno dos investimentos em MKT digital

#63 Sponsoring

Definir uma estratégia de sponsoring

#64 Sociedades Desportivas

Incentivar as Sociedades Desportivas a definir e implementar uma estratégia digital, com a criação de um caderno de encargos digital

#65 Conteúdos

Conteúdos digitais que estimulem a adição dos adeptos de diferentes geografias aos seus ídolos que militam nas competições nacionais

#66 Bloggers e Youtubers

Utilizar bloggers e youtubers internacionais que promovam a espetacularidade das competições e seus intervenientes

#67 Parceiros

Buscar sinergias para desenvolvimento de projetos junto de grandes players da área digital

#68 E-Commerce

Desenvolver uma plataforma integrada de e-commerce (com as SD’s) pela via da venda online de merchandising

#69 eSports

Reforçar a aposta nos e-sports e no gaming

#70 E-Liga

Qualificação e valorização internacional do E-Liga

#71 E-Adepto

Criar, qualificar e valorizar internacionalmente o conceito do E-Adepto

#72 Liga TV

Valorizar os conteúdos digitais através do canal LIGA TV (sob a forma de plataforma de vídeo-on-demand e/ou webTV

#73 Operador de Digital Media

Implementar estratégia de criação de operador de digital media (sob a forma de plataforma de vídeo-on-demand e/ou webTV)

#74 Internacionalização da Liga

Elaborar um plano de internacionalização da Liga Portugal, com os adequados recursos humanos, materiais e financeiros

#75 Departamento

Criar, formalmente, o Departamento de "Internacionalização" no organigrama interno da Liga Portugal

#76 Direitos televisivos internacionais

Promoção de estudo de suporte para avaliação à viabilidade da negociação centralizada dos direitos televisivos internacionais

#77 Bid Internacional

Preparar roadshow para colocação de bid internacional

#78 Financiamento

Desenho e implementação de ações coletivas e/ou projetos conjuntos para financiamento da internacionalização (e.g. PT2020)

#79 Loja Liga Portugal

Criação de lojas da Liga Portugal nos principais aeroportos do país

#80 Fan Zones

Criar fan zones simultâneas fora do país junto das comunidades portuguesas

#81 Agências Internacionais

Promover uma maior aproximação às agências internacionais

#82 Parcerias

Estabelecer parceria com player internacional de relevo

#83 Taça da Liga

Desenvolver e implementar processo de internacionalização da Taça da Liga

#84 Formação e Consultoria

Realizar ações da formação e desenvolver projetos de consultoria junto de países pertencentes aos PALOP

#85 Embaixadores

Utilizar os Embaixadores como promotores da Liga, das suas competições e Sociedades Desportivas nos mercados externos

#86 Base de Dados

Base de dados de jogadores com distintos conteúdos audiovisuais, que permita desenvolver conteúdos, facilitando interações com parceiros internacionais e enriquecendo a Liga TV

#87 Feiras Internacionais

Participação para promoção da Liga e das competições

#88 Competições

Criar competições internacionais (e.g. Torneio Quadrangular, Copa Ibérica)

#89 Cooperação

Definir protocolo que permita a utilização conjunta de escritórios internacionais

#90 Benchmark

Adotar a La Liga como benchmark estratégico