Diretores de Segurança das Sociedades Desportivas reunidos numa jornada que abordou emergência médica e socorro, gestão de multidões e as boas práticas da La Liga
A Liga Portugal Business School promoveu, esta terça-feira, no Auditório João Aranha, no Porto, um workshop na área da Segurança, Proteção e Organização da Operação – Vertente Safety, dirigido aos Diretores de Segurança das Sociedades Desportivas do Futebol Profissional. Emergência e socorro e gestão de multidões foram os temas abordados numa jornada que contou ainda com a participação de Carlos Del Valle Alonso, Diretor do Departamento de Segurança da La Liga.
A Liga Portugal trabalha com o foco no Adepto, para melhorar cada vez mais a experiência de quem se desloca aos estádios e estas temáticas assumem especial relevância, sublinha Roberto Domingues, Diretor de Segurança da Liga Portugal, responsável pelo pontapé de saída dos trabalhos: “Cada vez mais, queremos que os eventos desportivos tenham as melhores condições para os adeptos. Essas condições vão desde as questões securitárias à parte da emergência médica, de socorro, da perceção de como as multidões devem ser geridas, aspetos aos quais damos enfoque nesta iniciativa.”
“Emergência Médica em eventos de massas” foi o tema da intervenção do enfermeiro Daniel Cunha e do médico Manuel Vaz, da TrueAcademy, entidade formadora certificada pela DGERT e acreditada pelo INEM/FIA. Estes profissionais explicaram todo o planeamento necessário antes de qualquer intervenção, os diferentes modelos e os requisitos que uma equipa médica tem de possuir, em qualquer evento desportivo, por forma a proporcionar uma resposta eficaz.
No painel seguinte, Carlos Del Valle Alonso, Diretor do Departamento de Segurança da La Liga, deu testemunho das práticas seguidas no Futebol Profissional de Espanha, designadamente, nas vertentes de Organização da Segurança em Dia de Jogo, Planos de Emergência e Integridade da Competição, ilustradas com casos práticos de planeamento de deslocações de grupos organizados de adeptos e de resposta a atos de racismo.
A encerrar o workshop, Carlos Nogueira, Diretor Geral da Wise Safety, abordou a gestão de multidões, com exemplos de boas práticas em todos os momentos da organização de um evento, desde montagens, preparação de fluxos de circulação, saídas ou acesso a transportes.
Para além dos Diretores de Segurança das Sociedades Desportivas, que assistiram à sessão presencialmente e por via remota, estiveram igualmente presentes delegados da Liga Portugal, representantes das forças de segurança e da APCVD, parceiros no trabalho para a segurança em eventos desportivos.