Fundação do Futebol distinguiu a campanha "As nossas gentes, a nossa pele", no âmbito da qual foi concebido o equipamento alternativo que evoca figuras do clube e a ligação à banda desenhada
Um equipamento alternativo com profunda ligação à comunidade valeu ao Estrela Amadora o Prémio de Responsabilidade Social de julho, atribuído pela Fundação do Futebol - Liga Portugal. "As nossas gentes, a nossa pele" foi o lema que inspirou os equipamentos para 2024-25 e a apresentação do alternativo, que evoca figuras locais e a tradição cultural que liga a Amadora à banda desenhada, valeu a distinção. O resultado pode ser visto ou revisto AQUI.
O troféu foi entregue no relvado do Estádio José Gomes, antes do pontapé de saída do encontro com o Casa Pia AC, da jornada 4 da Liga Portugal Betclic. Nelson Pereira, vogal do Conselho de Administração da Fundação do Futebol - Liga Portugal, aplaudiu esta forma de celebrar as raízes. "Acima de tudo, trata-se de algo que se enquadra perfeitamente nos valores da Fundação do Futebol, designadamente, a aproximação dos clubes às comunidades. De forma bastante criativa, o Estrela Amadora conseguiu passar para a sua camisola alternativa toda uma cultura existente na Amadora, muito direcionada para a banda desenhada. Além de inovador, este projeto do Estrela da Amadora está muito bem conseguido", afirmou.
Dinis Delgado, vice-presidente do Estrela Amadora, fez questão de "agradecer à Liga por este prémio". "É extremamente importante e dá força para continuarmos o nosso caminho", afirmou, orgulhoso deste projeto: "Foi a maneira que tivemos de homenagear as nossas gentes, aqueles que fazem parte do nosso dia-a-dia. Pessoas que passaram pelo Estrela Amadora estão representadas na nossa camisola. Temos o Duílio, dr. Bayard, temos o Rui Costa… Temos imensas personalidades que fazem todo o sentido para nós, neste momento da nossa história."
Mensalmente, a Fundação do Futebol - Liga Portugal distingue o trabalho de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental do Futebol Profissional, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. As outras finalistas de julho foram as iniciativas "Uma camisola com cores muito especiais", da Fundação Sporting, e "A cidade a uma só voz", do CD Tondela.