Embaixadores da Liga Portugal visitaram a Casa dos Animais de Lisboa, num apelo à adoção responsável
Edinho e Jorge Andrade entraram em campo na campanha "Não de deixes fora de jogo", que junta a Fundação do Futebol - Liga Portugal, a Liga Portugal Betclic e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) num projeto de combate ao abandono de animais de companhia e promoção da adoção responsável. Embaixadores da Liga Portugal deram a conhecer a Casa dos Animais de Lisboa, onde cães e gatos resgatados esperam um lar.
"É super comovente estar aqui", afirmou Jorge Andrade, depois de uma visita às instalações deste Centro de Recolha Oficial que incluiu um passeio com um dos cães que ali encontraram abrigo. Edinho também ficou sensibilizado. "É muito gratificante poder ver o trabalho excelente que têm feito" com cães e gatos abandonados, afirmou, e sublinhou o "apelo à consciencialização: devemos amá-los e cuidá-los."
Sofia Batista, chefe de Divisão da Casa dos Animais de Lisboa, agradeceu o compromisso dos Embaixadores da Liga Portugal com esta causa: "O futebol tem um papel preponderante, no nosso país. É muito importante que se juntem a esta causa, para que cada vez mais pessoas saibam como podem ajudar, o que cada um de nós pode fazer para contribuir."
Alexandra Pereira, diretora do Departamento de Bem-Estar de Animais de Companhia do ICNF, reiterou a importância de mais esta ação no sentido de "sensibilizar" para a necessidade de encontrar um lar para os animais: "Todos nós podemos ser parte da solução, através da promoção da adoção responsável."
De acordo com o ICNF, em 2023, os Centros de Recolha Oficiais (CRO) resgataram 45 162 animais errantes. Destes, 30 424 foram adotados. Cerca de 15 mil animais ainda esperam por um lar. Com a campanha "Não me deixes fora de jogo", a Fundação do Futebol - Liga Portugal, a Liga Portugal Betclic e o ICNF desafiam os adeptos para a adoção responsável.