Skip to main navigation Skip to main content

Delegação angolana visita o Futebol Profissional a pensar na Liga

Liga Portugal | 27/07/2021

Membros da comissão instaladora de clubes angolanos visitaram a Liga Portugal e tiveram a possibilidade de conhecer melhor a realidade de quatro Sociedades Desportivas (FC Porto, SC Braga, Vitória SC e FC Vizela). Pedro Proença e Alves Simões satisfeitos com a partilha de conhecimentos vivida nestes dias de uma cooperação que vai continuar

Na sequência do compromisso de cooperação entre a Liga Portugal, os clubes angolanos e as instituições angolanas de Futebol, a Liga Portugal recebeu a visita de uma delegação angolana, cujos membros pertencem à comissão instaladora de clubes angolanos.

Com o objetivo de proporcionar uma troca de experiências, conhecimentos e suporte no desenvolvimento do Futebol angolano, a Liga abriu portas para aquela que foi uma visita de formação, cujo principal objetivo passou por ajudar esta comissão a adquirir conhecimentos valiosos para os trabalhos que têm vindo a desenvolver, ultimamente, tendo em vista a constituição de uma Liga Profissional de Futebol em Angola.

Além da visita à casa do Futebol Profissional, onde a delegação angolana teve a possibilidade de constatar o trabalho desenvolvido nos diversos departamentos da Liga, seguiram-se visitas a quatro Sociedades Desportivas. Foram elas: FC Porto, com visita ao estádio e museu e reunião com o Diretor de Marketing, Tiago Gouveia; SC Braga, numa visita ao estádio e academia e reunião com responsáveis da formação; Vitória SC, numa visita ao estádio que contou com uma reunião com o Diretor Jurídico, Amândio Novais, e com o Diretor de Comunicação, André Viana; e ainda FC Vizela, numa visita ao estádio que contou com uma reunião com o Presidente da SAD vizelense, Diogo Godinho.

Para o Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, esta “é uma colaboração que muito honra” o Futebol Profissional português, já que, desta forma, existirá “a oportunidade de passar conhecimentos e apresentar o trabalho que tem sido desenvolvido, para que outras organizações possam nascer e crescer de forma consolidada”.

“É um privilégio para nós enquanto Liga Portugal este tipo de protocolos. Esta foi mais do que uma partilha de experiências e conhecimentos. Apesar de estarmos aqui para dar formação, mostrar o nosso trabalho e ajudar a criar as ferramentas necessárias para que esta comitiva possa desenvolver o projeto de Liga Profissional de Futebol em Angola, a verdade é que também nós absorvemos experiências com outras realidades”, acrescentou.

Já para Alves Simões, Coordenador da Comissão Instaladora da Liga angolana, o “balanço, após uma semana de trabalho com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, é extremamente positivo”. “Esta permuta de experiências e conhecimentos permitiu a toda a nossa Delegação adquirir novas ideias e estratégias, que estão num patamar de excelência do Futebol, e que certamente irão constituir uma grande mais-valia para o nosso projeto de criação de uma Liga Profissional de Futebol em Angola. Agradecemos, por isso, ao Presidente Pedro Proença, e a toda a sua equipa, pela forma calorosa e incansável com que nos receberam, que permitiu à nossa Delegação perceber detalhadamente toda a estrutura e organização da Liga Portugal, bem como o trabalho desenvolvido em várias áreas pelo FC Porto, SC Braga, Vitória SC e FC Vizela”, salientou.

Estes conhecimentos e experiências poderão ser fundamentais ao fomento do Futebol em Angola, sendo que esta modalidade pode constituir mais um forte elo de união entre dois povos irmãos. Certo é que esta é mais uma prova de que a Liga Portugal e as suas Sociedades Desportivas angariaram um relevante manancial de experiência, nas diversas áreas em que atuam no desenvolvimento do Futebol Profissional. O Futebol Profissional português é, por isso, cada vez mais reconhecido a nível internacional, pela qualidade com que as suas competições são organizadas e exploradas.