Skip to main navigation Skip to main content

8 golos, 16 toneladas de alimentos… Fome? Só de golos!

Fundação do Futebol | 07/04/2022
headline image

Fundação do Futebol - Liga Portugal, Allianz e Meu Super apoiam Banco Alimentar – Leiria/Fátima

Foram oito os golos marcados durante a Final Four da Allianz CUP, o que se traduziu em 16 toneladas de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome de Leiria, cidade anfitriã da prova.

Recorde-se que, por cada golo marcado nos três jogos da Final Four, a Allianz, patrocinadora oficial da competição, doou, tal como na época anterior, uma tonelada de alimentos a esta causa do Banco Alimentar, oferta que foi, novamente, igualada pela Fundação do Futebol- Liga Portugal.

Para José Francisco Neves – Membro do Comité Executivo da Allianz, associar a solidariedade e o Futebol é algo que faz todo o sentido e, portanto, este tipo de iniciativas é representativo dos valores da instituição, que é a main sponsor da competição.

“Levamos os valores da solidariedade social muito a sério, e por isso nada melhor do que partilhar estes valores que partilhamos com o futebol, que tem esta imagem de desporto global, e por isso esta parceria com a Fundação do Futebol serve para mostrar que o futebol é mais do que golos, é também solidariedade”, enalteceu José Francisco Neves.

A esta ação juntou-se também o patrocinador do concerto Fan Music e da Corrida do Adepto, o Meu Super, que acredita que a enorme dimensão que o futebol tem em Portugal é o veículo ideal para integrar iniciativas de solidariedade social, como explicou João Melo – Diretor Geral do Meu Super: "O futebol tem uma capacidade de na nossa cultura, no nosso país, comunicar com tanta gente e com tanta representatividade junto dos portugueses e, portanto, juntámos uma marca com uma cobertura nacional, Meu Super, a uma atividade que envolve muitas pessoas, muita paixão, ao bom coração dos portugueses que nos uniu nesta missão”, salientou.

Parceiros pela primeira vez desta iniciativa da Allianz e da Fundação do Futebol, João Melo revela que esta é uma parceria para manter: "Sempre que surjam ações desta importância e que se enquadrem na nossa política de solidariedade, o Meu Super vai avaliar as possibilidades e será, com certeza, um parceiro de continuidade”, finalizou.

Já Luís Estrela, Coordenador da Fundação do Futebol, assume que as ações, resultantes desta longa parceria com a Allianz, a que se juntou agora o Meu Super, estão em linha com os objetivos principais da Fundação já que: “estas ações lideradas pela Allianz, com a Fundação do Futebol, levam a sociedade para o futebol e com o futebol ajudam a resolver os problemas da sociedade”.

Luís Estrela salientou ainda que o caminho passa por fazer “ações simples e criativas, como a de transformar golos em toneladas de alimentos, e com isto fazer golos que não precisam de balizas”.

Por sua vez, Isabel Jonet, Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, quis deixar uma mensagem nesta ação que alia o Futebol a uma causa solidária, pois considera que “o Futebol tem um poder e uma capacidade enorme de passar mensagens e acaba por ser o transmissor de uma mensagem que é assim divulgada a toda a sociedade. Uma mensagem de solidariedade, num momento em que muitas famílias precisam de ajuda para comer” ressalvando que isto só é possível graças “à parceria entre a Fundação do Futebol e a Allianz, que vem beneficiar as muitas instituições que vão levar comida a mesa de quem mais precisa”.

O responsável do Banco Alimentar de Leiria-Fátima, António Oliveira, que recebe pelo segundo ano consecutivo o apoio desta campanha, confessa que quando soube que iam ser agraciados novamente com a campanha ficaram “delirantes e motivados, por perceberem como a sociedade se reúne para ajudar quem mais precisa. Fez, por isso, questão de agradecer à Fundação do Futebol, à Allianz e ao Meu Super esta iniciativa que vai ajudar tantas famílias carenciadas da região: “por terem proporcionado, por mais um ano, o abastecimento aos mais desfavorecidos, de forma que, a fome… seja só de golos!”

Contas feitas, os oito golos irão agora apoiar as mais de 15 mil pessoas que são ajudadas pela Rede de Emergência do Banco Alimentar de Leiria/Fátima, do Oeste e Abrantes, com 16 toneladas de alimentos, porque Fome? Só de Golos…