Skip to main navigation Skip to main content

André Villas-Boas e Paulo Meneses no encerramento da Pós-Graduação em Organização e Gestão

Liga Portugal | 09/06/2021

Treinador e Embaixador da Liga Portugal e o Presidente do FC P. Ferreira, respetivamente, foram os oradores da sessão de encerramento do curso formativo no Futebol Profissional

Terminou com chave de ouro a quinta edição da Pós-Graduação em Organização e Gestão no Futebol Profissional, com a presença de dois oradores de renome na última sessão do curso formativo. Foram eles André Villas-Boas, treinador de futebol e Embaixador da Liga Portugal, e Paulo Meneses, Presidente do FC P. Ferreira.

A primeira parte da aula contou com um nome forte no que a treinadores portugueses diz respeito, que abordou a importância da liderança e a relevância da mesma no desporto, nomeadamente no Futebol, relembrando, entre outros pontos, que “o grande desafio dos líderes é conseguir transcender os outros". "E só com uma motivação extrema se consegue isso", referiu.

Questionado sobre liderança e sobre as qualidades de um bom líder, André Villas-Boas apontou características como “carisma, capacidade de comunicação e capacidade de reinventar novos objetivos”. “Diferentes personalidades obrigam a diferentes tipos de líder. Criar empatias faz toda a diferença”, completou o treinador português.

“Quero mais três ou quatro anos de carreira como treinador, fazer um Mundial e depois dedicar-me a outra coisa”, começou por dizer André Villas-Boas, que ainda foi mais longe, destacando que uma carreira na Organização e na Gestão de um clube está no seu horizonte. E, para isso, “quero agarrar-me ao enorme talento que temos para o Scouting, ser eticamente correto e potenciar os bons gestores que temos de forma a conseguir sucesso desportivo e viabilidade económica”, destacou o técnico de 43 anos.

Por sua vez, ao longo de duas horas e meia de aula, histórias muito curiosas contadas pelo próprio da sua trajetória enquanto treinador deixaram os alunos ainda mais entusiasmados.

Já a segunda metade da sessão esteve a cargo do Presidente do FC P. Ferreira. O caso de sucesso do modelo de gestão do clube pacense foi o primeiro dos temas abordados, com a crença de que “com pouco fazem muito”. Também a dignidade na comunicação e a responsabilidade social são vistas como essenciais para o desenvolvimento da organização, no entender do Presidente do FC P. Ferreira.

“Na minha gestão enquanto Presidente é essencial ter um sentido de missão, percebendo que, acima de tudo, está o FC P. Ferreira”, vincou Paulo Meneses.

Por último, mas não menos importante, as grandes melhorias que o FC P. Ferreira tem vindo a implementar, tanto nas infraestruturas como nos vários departamentos, e a forma como isso potencia o sucesso foram abordadas naquela que foi a derradeira aula da quinta edição da Pós-Graduação em Organização e Gestão no Futebol Profissional.