Skip to main navigation Skip to main content

“Tenho a certeza que juntos vamos ultrapassar este momento”

Liga Portugal | 23/03/2020
headline image

Tozé Carvalho, atualmente ao serviço do Al-Nasr, dos Emirados Árabes Unidos, deixa uma mensagem de confiança e apela à união de todos. O jogador, que fez a formação no FC Porto tendo também passado por clubes como Estoril, Vitória SC e o Moreirense, vive hoje uma realidade bem diferente, nos Emirados Árabes Unidos, mas com relativa tranquilidade quanto ao coronavírus (COVID-19).

O avançado do Al-Nasr fala sobre as “medidas mais musculadas” que estão a ser tomadas no Emirado do Dubai e detalha o trabalho que lhe foi pedido para fazer em casa, confessando desconhecer quando será possível voltar a pisar um relvado. Aos portugueses, Tozé Carvalho deixa palavras de força e coragem.

 

Como está a viver a situação do COVID-19? Como sente o Dubai e as pessoas?

Por esta altura, nos Emirados Árabes Unidos, estão a ser tomadas medidas mais musculadas no sentido de contrariar a propagação do vírus. No passado dia 15 de março, foram suspensas todas as atividades relacionadas com o desporto, incluindo a Primeira Liga, e nos últimos dias também foram tomadas mais medidas nesse sentido, como o encerramento de ginásios e spas, praias públicas e até mesquitas, no sentido de evitar que as pessoas se reúnam nesses espaços e, dessa forma, evitar a propagação do vírus. Neste momento, ainda se vive uma situação tranquila no país, principalmente aqui na cidade no Emirado do Dubai. Até agora, no país existem cerca de 100 casos positivos do vírus. Para já, ainda está tudo tranquilo, não existe o pânico que está a existir na Europa. Felizmente, e a mensagem que nos é passada pela família real e que também temos acompanhado nas notícias, é que o país está a responder bem a esta pandemia.

Sente que a melhor decisão foi mesmo a suspensão do campeonato nos Emirados Árabes Unidos, à semelhança de outras ligas?

Suspender o campeonato nos Emirados Árabes Unidos foi a melhor decisão. Agora é esperar que a propagação do vírus também diminua e a prioridade é evitar o contacto entre os jogadores, entre todos os elementos que fazem parte de uma equipa, que são muitos, e que a possibilidade de contágio é muito grande. Entretanto, também temos estado em casa, parámos de treinar inicialmente por 5 dias, para já, mas espera-se que seja por mais tempo. Aguardamos notícias para saber como vão fazer no futuro, em relação a esta parte do desporto e dos clubes da Primeira Liga.

O que tem feito ao nível de cuidados/recomendações?

Tenho seguido todos os cuidados que têm sido aconselhados pela Organização Mundial da Saúde e por tudo aquilo que temos visto na comunicação social, e que passam por evitar espaços públicos. Eu e a Rita, a minha namorada, temos evitado sair de casa, apesar de ainda não se sentir muita instabilidade. Depois, passa por lavar frequentemente as mãos, evitar todo e qualquer tipo de contactos com pessoas para que não haja essa propagação e para evitar sermos contagiados… A verdade é que até podemos estar contagiados e não sabermos.

O que é que o Al-Nasr e o treinador lhe pediram para fazer durante esta paragem?

O plantel do Al-Nasr tem cumprido à risca todas as recomendações. Trouxemos material do clube para casa, para nos continuarmos a preparar e não perdermos a forma física. Por isso, temos um plano de treino para seguir, um plano diferente para cada dia. Para já, a equipa técnica e o preparador físico deram-nos um plano de treino até domingo pois está previsto que depois voltemos ao clube. É nesse sentido que também tenho trabalhado em casa, seguindo o plano que nos foi dado para nos mantermos em forma. Existe indefinição sobre quando é que voltaremos novamente ao ativo, quando é que a Liga voltará e só teremos de seguir essas indicações.

Que conselhos se dão nesta altura a um adepto de futebol, num momento em que a saúde (pública) é a prioridade?

Acho que o melhor conselho que posso dar neste momento, não só a todos os adeptos de futebol, mas a toda a gente, é para seguirem à regra todas as recomendações da DGS e para se manterem em casa. Toda a gente tem um papel fundamental naquilo que é o combate à propagação do vírus e sem dúvida que, se assim for, e toda a gente cumprir essas regras, mais rapidamente vamos voltar à normalidade, que é o que toda a gente quer e tenho a certeza de que neste momento, isso é o mais importante. Já que as pessoas têm de estar por casa, que aproveitem agora para fazer exercício. Há milhares de exercícios que dão para fazer em casa, e aproveitam para, ao mesmo tempo, tratar da sua saúde. E para o descanso e momentos de recuperação há milhares de filmes e séries que hoje felizmente temos disponíveis em plataformas, que não teríamos há uns anos. Netflix, HBO Portugal, Amazon Premium, aproveitem agora para ver séries e filmes, para jogar PlayStation, para ler um livro, para tirarem cursos on-line. São as sugestões que eu posso dar para passarem o tempo em casa e para que o tempo passe mais rapidamente. Tenho a certeza que, todos juntos, cada um cumprindo o seu papel, vamos ultrapassar este momento. As coisas vão correr bem, de certeza.