Skip to main navigation Skip to main content

Antevisão da 18.ª jornada: Conheça mais dos nove jogos

LEDMAN LigaPro | 18/01/2019
headline image

Inicio da segunda volta agendado para sábado

A LEDMAN LigaPro prossegue para mais uma ronda, a 18.ª da competição, que marca a viragem do campeonato, que inicia agora a segunda volta. O pontapé de saída está agendado para sábado, às 11H00, com o FC Famalicão, atual segundo classificado, a receber o SC Farense.

Para sábado estão calendarizadas mais três partidas, com destaque para a visita do líder FC P. Ferreira ao terreno do SC Braga B.

No domingo disputam-se os restantes cinco encontros desta jornada, com o Estádio Municipal do Fontelo a receber o “dérbi das beiras” que opõe Ac. Viseu e SC Covilhã, duas equipas a necessitarem de pontos para fugirem aos lugares de despromoção.

A nível individual, Luiz Phellype, agora jogador do Sporting CP, e Nsor (Ac. Viseu) surgem no topo da tabela de melhores marcadores, com nove golos apontados. Seguem-se Pires (FC Penafiel) e Fabrício (FC Famalicão), que por oito vezes já fizeram balançar as redes adversárias.

Seguem-se algumas curiosidades sobre cada um dos nove encontros agendados para esta jornada:

------------------

sábado, 19 janeiro 2019

FC Famalicão – SC Farense

(11H00 – Sport TV)

O duelo entre FC Famalicão e SC Farense marca o início da segunda volta da LEDMAN LigaPro. Concluído que está metade do campeonato, a formação famalicense surge na segunda posição, com 37 pontos conquistados. Por outro lado, o conjunto algarvio segue na nona posição, após ter somado 23.

A vantagem no confronto direto recaí sobre a equipa de Faro, com oito vitórias nas 12 partidas disputadas. O FC Famalicão venceu por três vezes e o empate foi o resultado final numa única ocasião, curiosamente na 35.ª jornada da temporada transata. Esta temporada, no primeiro encontro da LEDMAN LigaPro, o SC Farense venceu, por 1-0, com o tento solitário a ser apontado por Irobiso.

---------------

CD C. Piedade – Vitória SC B

(15H00 – Streaming)

Na temporada de 2016-17, CD C. Piedade e Vitória SC B defrontaram-se, pela primeira vez, também na LEDMAN LigaPro. O encontro foi relativo à 12.ª jornada e a vitória foi da turma de Almada, com Bruno Bernardo e Rui Varela a apontarem os golos dos piedenses.

Esta época, os emblemas já contabilizam um duelo entre ambos. O Estádio D. Afonso Henriques abriu portas para a receção do Vitória SC B ao CD C. Piedade, com a vitória a sorrir ao conjunto forasteiro. Dieguinho, aos 35 minutos, fez o golo que resolveu a partida.

---------------

SC Braga B – FC P. Ferreira

(15H00 – Streaming)

No Estádio 1º de Maio, SC Braga B e FC P. Ferreira voltam a encontrar-se, na edição 2018-19 da LEDMAN LigaPro. Será a segunda vez que a equipa B bracarense defrontará o conjunto dos “castores” na história.

A primeira e única vez que jogaram entre si, foi no Estádio da Capital do Móvel, com a equipa da casa a vencer, por 2-0. Luiz Phellype, agora jogador do Sporting CP, e Christian apontaram os golos da formação orientada por Vítor Oliveira.

---------------

FC Porto B – Estoril Praia

(17H00 – Porto Canal)

A atual edição da LEDMAN LigaPro colocou frente-a-frente, pela primeira vez na história, FC Porto B e Estoril Praia. Na primeira volta, o conjunto “estorilista” recebeu e venceu a formação dos dragões “B”, por 4-0. Sandro Lima e Roberto, ambos com um bis, fizeram os golos “estorilistas”.

Após 17 jornadas, o FC Porto B, após um início menos positivo, segue numa série de seis partidas sem perder, fruto de cinco vitórias e um empate, ocupando a oitava posição, com 24 pontos. O Estoril Praia, que foi despromovido à LEDMAN LigaPro na última temporada, segue na luta pela subida, ocupando o quarto lugar, com 30 pontos somados.

---------------

domingo, 20 janeiro 2019

Leixões SC – SL Benfica B

(11H15 – Sport TV)

O Estádio do Mar é o palco da primeira partida de domingo, que vai opor Leixões SC e SL Benfica B. O histórico de confrontos é pautado pelo equilíbrio, mas com ligeiro ascendente da formação matosinhense que contabiliza seis triunfos, mais um que os Bês “encarnados”, que venceram por cinco vezes.

Na primeira volta a vitória sorriu às jovens “águias”, que lograram um triunfo caseiro, por 2-1. Ivan Saponjic´ e João Filipe marcaram para o SL Benfica B, enquanto que Kukula apontou o tento da equipa leixonense.

Na tabela classificativa, os comandados de Renato Paiva seguem na terceira posição, após 31 pontos amealhados. Já os “bebés do mar” estão na 11.ª posição, tendo conquistado 21 pontos.

------------------

Ac. Viseu – SC Covilhã

(15H00 – Streaming)

Em Viseu ocorrerá o 54.º “dérbi das beiras”, entre Ac. Viseu e SC Covilhã. Os serranos levam vantagem neste histórico de confrontos, onde por 25 vezes saíram vitoriosos. Os viseenses, por sua vez, totalizam 16 triunfos, enquanto que o empate prevaleceu até ao final do jogo nas restantes 12 ocasiões.

Na primeira volta, no Estádio Municipal José Santos Pinto, registou-se um nulo no marcador. Este jogo ganha especial importância tendo em conta que ambas as formações necessitam de pontos para fugir aos lugares de despromoção.

Os academistas seguem no 13.º posto, com 19 pontos, enquanto que os covilhanenses são o atual 17.º classificado, totalizando 16 pontos, e seguem, por isso, em zona de despromoção.

------------------

FC Arouca – FC Penafiel

(15H00 – Streaming)

A jornada prossegue no Estádio Municipal de Arouca, onde a equipa da casa terá pela frente o FC Penafiel, num desafio importante para as aspirações de ambos. Os arouquenses, que seguem na última posição, procuram retomar o caminho das vitórias, algo que não acontece desde a jornada nove, altura em que venceram, por 2-0, na receção ao Leixões SC.

Já os durienses, são o sexto classificado, com 26 pontos, e procuram encurtar distâncias para os lugares de subida à Liga NOS.

Destaque para o facto de o FC Arouca ter conquistado os três pontos, em Penafiel, na primeira volta. O triunfo, por 1-2, foi assegurado graças aos tentos de Bukia e Fábio Fortes. Para a formação penafidelense marcou Pires.

------------------

CD Mafra – Varzim SC

(15H00 – Streaming)

Será o quarto encontro entre estas duas formações, que apenas pelo segundo ano coabitam no mesmo escalão. A vantagem está lado da equipa mafrense, que alcançou dois triunfos, tendo a outra partida terminado igualada.

Ambos os triunfos do conjunto do “Oeste” aconteceram fora de portas, sendo o último relativo à partida disputada na primeira jornada desta edição da LEDMAN LigaPro. Harramiz foi o autor do único tento deste encontro.

Na tabela classificativa, estas duas equipas seguem separadas por três pontos, com o CD Mafra na sétima posição, com 25 pontos. Os poveiros, por sua vez, seguem na décima posição, depois de terem alcançado 22 pontos.

------------------

A. Académica – UD Oliveirense

(17H00 – Streaming)

O encerramento da jornada está marcado para o Estádio Cidade de Coimbra, onde a A. Académica recebe a UD Oliveirense. Os “estudantes” procuram alcançar a quinta vitória consecutiva no campeonato, e dar sequência a um registo que “catapultou” a formação conimbricense até à quinta posição, com 27 pontos somados.

Já a equipa de Oliveira de Azeméis tem como objetivo alcançar o primeiro triunfo fora de portas, e abandonar os lugares de despromoção, uma vez que a UD Oliveirense ocupa a 16.ª posição, com 16 pontos somados.

Na primeira volta, no Estádio Municipal de Aveiro, registou-se uma igualdade a um golo. Djoussé colocou a “briosa” na frente do marcador, ao minuto 41, mas Serginho restabeleceu a igualdade final no marcador, quando estavam já decorridos 94 minutos de jogo.