Skip to main navigation Skip to main content

Código ColorADD alvo de observação pela UEFA

25/01/2017
headline image

A Liga Portugal recebeu hoje Monica Namy, diretora da UEFA para a área da Responsabilidade Social, que verificou a implementação do código ColorADD, um sistema de identificação de cores destinado aos daltónicos, na Final Four da Taça CTT.

A dirigente suíça fez-se acompanhar por Kathryn Ward, elemento da Colour Blind Awareness, organização britânica não-governamental que coopera com a UEFA no que diz respeito a assuntos relacionados com o daltonismo.

Miguel Neiva, designer português e criador do código ColorADD, também acompanhou as duas responsáveis.

Através de símbolos, a representação de cores está implementada – com base na cor amarela, azul e vermelho – na bilhética e credenciação para os três jogos, na sinalética do Estádio Algarve e ainda nos uniformes do ‘staff’ da Liga Portugal.

O código ColorADD recebeu, desde o início do milénio, a Medalha de Ouro da Comemoração da Declaração Universal dos Direitos do Homem, o Prémio de Acessibilidade aos Transportes pelo IMTT, ambos em 2012, a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata atribuído pela Câmara Municipal do Porto e uma Menção Honrosa atribuída pela APMP, os dois em 2013.

O daltonismo, perturbação da perceção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, é uma limitação não visível, transmitida hereditariamente e que afeta cerca de 350 milhões de pessoas.