
Apresentação
A Liga Portugal prima pelos valores de Rigor, Talento, Profissionalismo e Agregação, na organização, em cada época desportiva, de três grandes competições sustentadas pela excelência do futebol praticado.
Uma plataforma de talento que projeta e exporta alguns dos melhores intérpretes da modalidade a nível mundial, na qual participam 36 equipas profissionais.
A Liga Portugal é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que se rege pelo disposto nos seus Estatutos e Regulamentos e na demais legislação aplicável.
A Liga NOS, escalão máximo do futebol profissional, reúne 18 equipas que competem entre si em 34 jornadas.
O vencedor tem presença garantida na UEFA Champions League e o segundo classificado disputa a 3.ª pré-eliminatória de acesso à prova milionária. O terceiro e o quarto clube qualificam-se, respetivamente, para a 2.ª e 3.ª pré-eliminatórias da UEFA Europe League, enquanto as duas últimas equipas da classificação descem à LEDMAN LigaPro.
A LEDMAN LigaPro, segunda competição profissional com 38 jornadas, é composta por 18 equipas, das quais quatro são equipas B.
No final da época, os dois melhores classificados sobem à Liga NOS e os três últimos abandonam a competição ao nível profissional. As equipas B não são elegíveis para subida de divisão, mas podem ser despromovidas.
A Allianz CUP é a competição profissional mais recente da Liga Portugal. Nela têm lugar as 32 sociedades desportivas da Liga NOS e da LEDMAN LigaPro, à exceção das equipas B.
Esta competição disputa-se em duas eliminatórias e uma Fase de Grupos de acesso à Final Four, derradeira fase que nomeia o clube vencedor como Campeão de Inverno.
Garantir a excelência da organização das competições profissionais, assegurando receitas comerciais para o efeito.
Rigor
Talento
Profissionalismo
Agregação
Mudar o paradigma atual, com a criação de um modelo de negócio mais rentável, com capacidade de despertar mais interesse dos media e atrair mais investidores
a) Organizar e regulamentar as competições de natureza profissional nos termos da legislação aplicável;
b) Promover a defesa dos interesses comuns dos seus associados e a gestão dos assuntos inerentes à organização e prática do futebol profissional e das suas competições;
c) Exercer, relativamente aos seus associados, as funções de controlo disciplinar e de supervisão estabelecidas na lei, nos presentes Estatutos e Regulamentos;
d) Exercer, relativamente às competições profissionais de futebol, as competências em matéria de organização, direção e disciplina, nos termos da legislação aplicável;
e) Promover formação em matérias relacionadas com a organização, gestão e integridade nas competições profissionais e a organização de eventos e atividades com elas relacionadas.