Skip to main navigation Skip to main content

Candidaturas abertas para 3ª edição da Pós-Graduação da Liga Portugal

Liga Portugal | 22/07/2018
headline image

Propósito de profissionalização das estruturas das sociedades desportivas

A Liga Portugal iniciou o processo de candidaturas à terceira edição da Pós-Graduação em Organização e Gestão no Futebol Profissional, que será lecionada no edifício-sede do organismo, no Porto.

(Pode candidatar-se AQUI)

O período de inscrição no curso tem data limite até 07 de setembro. Pelo meio, a 28 de julho, a Liga Portugal vai promover, no auditório João Aranha, um “open day”, no qual será debatida a formação no futebol profissional português.

A participação no evento depende de registo prévio.

A próxima edição da pós-graduação decorre de 21 de julho a 28 de junho de 2019, destinando-se a colaboradores de sociedades desportivas da Liga NOS e da LEDMAN LigaPro, elementos da Liga Portugal e parceiros, a estudantes e também a jornalistas.

Durante o ano letivo, os formandos terão um plano de estudos composto por quatro temáticas estruturantes, sendo elas a organização das competições profissionais, o marketing e a comunicação, o enquadramento jurídico e a gestão e contabilidade.

O programa formativo permite, assim, a aquisição de conhecimentos acerca do planeamento competitivo, o domínio de instrumentos jurídicos e a interdisciplinaridade de gestão, através, também, da partilha da experiência profissional de elementos das próprias sociedades desportivas. 

Nem só de teoria se compõe esta pós-graduação, pelo que os seus alunos vivenciarão casos práticos sucedidos em dias de jornada nos estádios de futebol.

Esta iniciativa académica, iniciada na época 2016-17, já permitiu a integração de anteriores alunos na estrutura da Liga Portugal, tanto nos próprios departamentos que a compõem, como no seu elenco de delegados.

À data, seis estudantes das duas anteriores edições da pós-graduação integram o grupo de oito delegados estagiários.

Este curso – o único certificado pelo futebol profissional – terá novamente a coordenação científica da professora Maria de Fátima Ribeiro, da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, parceiro principal.

Na segunda edição da Pós-Graduação em Organização e Gestão no Futebol Profissional, que decorreu com duas turmas, no Porto e em Lisboa, formaram-se mais de 50 pessoas.