Skip to main navigation Skip to main content

Médicos do futebol partilharam conhecimentos em Coimbra

Liga Portugal | 10/07/2018

Liga e AMEF realizaram 2º Workshop sobre a Saúde no Futebol

A Liga Portugal e a AMEF – Associação Nacional de Médicos de Futebol realizaram hoje o 2º Workshop sobre a Saúde no Futebol, que juntou, em Coimbra, profissionais clínicos de várias Sociedades Desportivas.

Na abertura da sessão, que visa a partilha de conhecimentos especializados, a diretora executiva coordenadora da Liga, Sónia Carneiro, classificou este workshop como “um modelo de inequívoca utilidade na preparação para a nova época” desportiva. Acrescentou, ainda, esta “não é apenas mais uma formação, mas antes um momento que comprova o rigor e profissionalismo” dos agentes desportivos.

“O talento que existe em Portugal depende, muitas vezes, da vossa ação”, disse Sónia Carneiro, dirigindo-se aos responsáveis clínicos presentes. “A Liga pretende que, cada vez mais, todos os agentes sejam profissionais com competências especiaizadadas. Esta é a função da AMEF e da Liga Portugal”, sublinhou.

Por seu turno, o Presidente AMEF, João Pedro Mendonça, manifestou a total disponibilidade da associação para, “em colaboração com a Liga, colaborar no sentido de tudo podermos fazer para que os clínicos dos departamentos dos clubes estejam o melhor apetrechados possivel, desde a prevenção ao tratamento”.

Para João Pedro Mendonça, “tudo tem que estar preparado para que os clínicos sejam necessários o menos possível”. Se isso acontecer, disse, “significa que a prevenção está a funcionar na plenitude”.

Daí ter enaltecido a “indiscutível recetividade” que tem encontrado da parte do Presidente da Liga, destacando a “importância” que Pedro Proença “dá a esta componente da saúde”.

João Pedro Mendonça sublinhou, ainda, o desejo da AMEF para que, no futuro, “os médicos dos departamentros clinicos do futeboil sejam especiaistas em medicina desportiva”. Reconheceu, contudo, que a realidade atual, nomeadamente das Sociedades Desportivas, não permite que tal aconteça de imediato. “Não podemos ser utópicos, mas se não forem especialistas em medicina desportiva, que pelo menos frequentem a formações nesta área”, acrescentou.

O dia começou com a realização de quatro workshops dedicados à Via Aérea, Suporte Básico de Vida – Desfibrilhação Automática Externa, Ritmos e Fármacos e Trauma.

Da parte da tarde, após uma breve apresentação de João Pedro Mendonça sobre a “AMEF e o seu papel no futebol português”, interveio o médico Nelson Puga, do FC Porto, que partilhou alguns exemplos práticos da abordagem da pubalgia no futebol.

A sessão contou, ainda, com as intervenções dos médicos Filipe Serralva, da AMEF, sobre “Treino de Formação em Emergência”, e António Marques, Presidente da Comissão Nacional de Trauma, sobre a “Morte Súbita”.