Skip to main navigation Skip to main content

Antevisão da 10ª Jornada: curiosidades jogo a jogo

Liga Portugal Bwin | 08/11/2018
headline image

Nova ronda com encontro entre os líderes FC Porto e SC Braga e um dérbi madeirense pelo meio

Sexta-feira tem início nova ronda de partidas da Liga NOS, numa jornada que conta com o encontro entre os líderes FC Porto e SC Braga e com um dérbi madeirense pelo meio.

A 10ª jornada da Liga NOS conta com dois encontros na sexta-feira. Moreirense FC e Portimonense serão os primeiros a entrar em campo, com dois pontos a separar os clubes. Mais tarde, Vitória FC recebe o CD Feirense no Estádio do Bonfim, procurando uma vitória sobre os “fogaceiros”, algo que não acontece desde maio de 2004, quando ambos disputavam a LEDMAN LigaPro.

Sábado serão disputadas mais quatro partidas, ficando reservado para último o jogo de maior destaque. Empatados na liderança, FC Porto e SC Braga encontram-se no Estádio do Dragão. Os azuis e brancos levam vantagem na diferença de golos, o que lhes garante o trono, mas com os bracarenses à espreita de um lugar ao sol. Num dia recheado de grandes encontros, CD Nacional e Marítimo M. disputarão o dérbi da Madeira. A ronda termina com a receção do Sporting CP ao GD Chaves.

Com 7 golos apontados, Dyego Sousa (SC Braga) é o líder dos goleadores da Liga NOS. Vinícius (Rio Ave FC) e Nani (Sporting CP) perseguem o brasileiro, com 5 remates certeiros cada.

Após 5 partidas disputadas no próprio estádio, o SL Benfica soma 278 094 adeptos nas bancadas, o melhor registo da Liga NOS. Por sua vez, e com o mesmo número de jogos, os “dragões” contam com uma taxa de ocupação de 89.09%, superando os adversários.

Eis algumas curiosidades sobre cada um dos jogos:

 

Sexta-feira, 9 de novembro

Moreirense FC vs Portimonense

(19h00 – Sport TV)

No jogo inaugural da jornada, Moreirense FC e Portimonense voltam a encontrar-se na principal competição de futebol em Portugal. A época transata ficou marcada por ser a primeira vez que ambas as equipas se defrontaram em jogos referentes à Liga NOS. Vantagem para os de Portimão, com uma vitória por 4-3, conquistada após uma reviravolta aos 90+4, e um empate no terreno dos “cónegos”. Por outro lado, no total dos embates, a equipa de Moreira de Cónegos soma sete vitórias contra três dos algarvios, ao passo que em três diferentes ocasiões o jogo terminou empatado. O Moreirense FC vem de duas vitórias consecutivas, somando 13 pontos que lhe garante o 7º lugar da tabela. Já o Portimonense viu a vitória escapar no minuto 90+4 na última jornada. Com 11 pontos, encontra-se na 11ª posição.

----------

Vitória FC vs CD Feirense

(21h15 – Sport TV)

Passaram 14 anos desde a última vitória… do Vitória FC sobre o CD Feirense, em jogos de cariz oficial. Após esse encontro, foram seis as partidas disputadas, divididas por três temporadas, com o triunfo a sorrir aos “fogaceiros” em quatro ocasiões e dois empates pelo meio. Apesar de, nos últimos tempos, os registos serem mais positivos para a equipa de Santa Maria da Feira, no total dos jogos os “sadinos” somam seis êxitos, menos dois do que o CD Feirense. E se o equilíbrio aqui já é grande, nas partidas disputadas no Estádio do Bonfim cada conjunto soma quatro vitórias, o que equilibra ainda mais as contas. No âmbito geral desta edição da Liga NOS, o Vitória FC é 9º classificado, com 11 pontos, ao passo que CD Feirense é 14º, com 9 pontos. A par do Marítimo M., o ataque menos concretizador (6) e umas das defesas menos batidas (9) pertence ao clube da Feira.

----------

Sábado, 10 de novembro

CD Aves vs Rio Ave FC

(15h30 – Sport TV)

Encontro entre dois emblemas que vivem situações opostas na Liga NOS. O CD Aves encontra-se abaixo da “linha de água”, com 7 pontos conquistados, e precisa, por isso, de pontuar para fugir à zona de despromoção. Já o Rio Ave FC encontra-se a realizar um grande início de temporada. Tem 18 pontos, menos três do que os líderes do campeonato, o que lhe confere o quarto lugar e o “acesso” às competições europeias da próxima época. O guardião Léo Jardim, do Rio Ave FC, lidera a tabela de maior número de defesas efetuadas, com 37. Nos duelos da Liga NOS da temporada passada, registaram-se dois empates a zero. Nos jogos disputados na Vila das Aves, a supremacia do clube da casa é constatável, com sete vitórias em 14 partidas. Nas restantes sete, registaram-se cinco empates e duas vitórias para os visitantes.

----------

Belenenses vs Boavista FC

(15h30 – Sport TV)

Dois históricos do futebol português encontram-se no Jamor. Belenenses e Boavista FC preparam-se para disputar o 112º jogo entre ambos, dos quais 102 foram para a Liga NOS. São dois crónicos participantes do principal escalão e, nos confrontos diretos, há uma ligeira vantagem para a equipa de Belém. Os azuis conquistaram 43 triunfos, contra 39 dos axadrezados. Muita dessa supremacia advém dos confrontos no terreno do Belenenses. São 54 partidas, onde por 29 vezes a vitória sorriu aos da casa. Em 14 ocasiões, o empate foi o resultado final, ao passo que o Boavista FC voltou para o Porto com os três pontos por 11 vezes. No último confronto disputado no Estádio do Restelo, relativo à 17ª jornada da Liga NOS, o resultado final foi de 1-1. Benny inaugurou o marcador para os da casa, à passagem do minuto 15, mas Mateus, em cima do minuto 90, igualou e carimbou o resultado final.

----------

CD Nacional vs Marítimo M.

(18h00 – Sport TV)

Dérbi da Madeira à passagem da 10ª jornada. O Estádio da Choupana recebe dois emblemas originários do mesmo arquipélago. CD Nacional e Marítimo M. defrontam-se pela 46ª vez, 36 das quais em jogos a contar para a Liga NOS. Os recém-promovidos ocupam a última posição da tabela, com seis pontos e a defesa mais batida do campeonato (19 golos sofridos). Por outro lado, o Marítimo M. soma mais quatro pontos do que os rivais madeirenses, apesar do partilhar o registo de ataque menos concretizador da competição, a par do CD Feirense, com seis golos marcados. No último encontro entre ambos, no Estádio da Choupana, o resultado final foi de 2-0 a favor dos da casa, com Salvador Agra (31’) e Fábio China (90+6 na própria baliza) a apontarem os golos da equipa então comandada por Manuel Machado. De referir que o antigo futebolista profissional Bruno, que representou ambos os emblemas, foi quem mais golos fez no dérbi madeirense, com quatro tentos apontados.

----------

FC Porto vs SC Braga

(20h30 – Sport TV)

A liderança em disputa no Estádio do Dragão. FC Porto e SC Braga têm a mesma pontuação e vão procurar conquistar a liderança isolada da Liga NOS. De um lado, o dos “dragões, o melhor ataque (20) e a melhor defesa do campeonato (6). Do outro, estará a única equipa invicta da competição, assim como o melhor marcador Dyego Sousa (SC Braga). De realçar que o SC Braga esteve apenas 12 minutos em desvantagem no marcador, nesta edição da Liga NOS. Os azuis e brancos conquistaram quatro vitórias em cinco possíveis nos jogos disputados dentro de portas, sendo o Dragão a “fortaleza” da equipa comandada por Sérgio Conceição. Já os “guerreiros do Minho” amealharam oito pontos como visitantes, nas quatro deslocações que fizeram.

Fazendo uma retrospetiva ao passado, “dragões” e bracarenses encontraram-se 150 vezes e a vantagem é bastante clara: 104 vitórias para o FC Porto, contra 20 dos agora comandados por Abel Ferreira e 26 empates. Ainda assim, nos últimos anos os arsenalistas têm dificultado, e muito, a vida aos portistas. Para termos uma ideia mais clara, nas últimas três temporadas foram jogados sete encontros entre ambos. Registaram-se três vitórias para o FC Porto, uma para o SC Braga e três empates, sendo que um foi na final da Taça de Portugal de 2015/16, que os bracarenses acabaram por vencer por 4-2, após grandes penalidades.

Na última temporada, os dragões venceram por 3-1 na partida disputada em casa. Sérgio Oliveira abriu o marcador, estavam decorridos 13 minutos. Raúl Silva ainda empatou aos 31, mas Diego Reyes voltou a dar vantagem aos azuis e brancos passados sete minutos. Aos 73, Vincent Aboubakar (na foto), que desta vez não poderá jogar devido a lesão, selou a contagem final.

----------

Domingo, 11 de novembro

Vitória SC vs Sta. Clara

(15h00 – Sport TV)

Será a 10ª ocasião em que Vitória SC e Sta. Clara vão defrontar-se. O último encontro entre ambos aconteceu em fevereiro de 2012, a contar para a 3ª jornada do grupo B da fase de grupos da Allianz CUP, com os açorianos a vencerem por 1-0. O golo foi apontado através da marca de grande penalidade por Hugo Moreira, estavam decorridos 61 minutos. Para vermos um encontro relativo à Liga NOS entre ambos nos Açores, precisamos de rebobinar a cassete até à época de 2002-03. Na altura, vitória para os da casa por 2-1, com golos de Pedro Henriques (35’) e Diogo Fonseca (75‘). Os visitantes ainda reduziram por Ricardo Silva a nove minutos do fim, mas a vitória acabou por cair para o lado do Sta. Clara. Na atual temporada, Sta. Clara ocupa a 6ª posição, com 14 pontos, ao passo que o Vitória SC é oitavo, com menos dois pontos.

----------

CD Tondela vs SL Benfica

(17h30 – Sport TV)

Os encontros entre CD Tondela e SL Benfica partilham uma curiosidade: as seis vezes que ambos se defrontaram foram em jogos da Liga NOS e todos desde a época de 2015-16. Cinco vitórias para os “encarnados” e uma para os “beirões”, esta conseguida no último encontro entre ambos, no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, na época transata. Isto será o mesmo que dizer que o SL Benfica venceu em todas as visitas ao Estádio João Cardoso. As duas equipas encontram-se cinco posições acima de cada extremidade da tabela. O CD Tondela é 13º, com 9 pontos no mesmo número de jogos, e com o mesmo registo de golos marcados e sofridos (11). Já o SL Benfica é 5º classificado, com 17 pontos somados e vindo de duas derrotas consecutivas na Liga NOS.

----------

Sporting CP vs GD Chaves

(20h00 – Sport TV)

É a partida que encerra a 10ª jornada da Liga NOS e coloca frente a frente, no Estádio José Alvalade, Sporting CP e GD Chaves. Os “leões” são terceiros classificados, a dois pontos dos líderes, e procuram manter o registo imaculado em casa (quatro vitórias em outros tantos jogos). Na outra ponta da tabela surge o GD Chaves. Os flavienses registam três derrotas consecutivas e precisam de pontuar para escapar dos lugares do fundo da tabela. Na última vez que os emblemas se defrontaram em Lisboa, o Sporting CP venceu por 5-1, numa partida em que Bas Dost apontou um hat-trick e Acuña bisou. Davidson reduziu para os flavienses.