Skip to main navigation Skip to main content

Antevisão da 17.ª jornada: Conheça mais dos nove jogos

LEDMAN LigaPro | 11/01/2019
headline image

Última ronda da primeira volta realiza-se nos dias 12, 13 e 14 de janeiro.

A LEDMAN LigaPro regressa este sábado para aquela que será a última ronda da primeira volta. Depois de uma jornada disputada a meio da semana, o destaque desta jornada vai para o duelo de candidatos à subida, entre FC Famalicão e Estoril Praia, que seguem separados por apenas quatro pontos. O líder FC P. Ferreira vai deslocar-se até ao Estádio Municipal José Martins Vieira, onde vai ter pela frente o CD C. Piedade. No jogo de abertura desta ronda, duelo entre Leixões SC e FC Penafiel, duas das formações que mais participações contabilizam na LEDMAN LigaPro.

A nível individual, Luiz Phellype, agora jogador do Sporting CP, mantém-se como o atleta com mais golos marcados, depois de ter apontado nove tentos certeiros ao serviço do FC P. Ferreira. No segundo lugar, com oito golos, seguem Pires (FC Penafiel) e Fabrício (FC Famalicão).

Seguem-se algumas curiosidades sobre cada um dos nove encontros agendados para esta jornada:

------------------

sábado, 12 janeiro de 2019

Leixões SC – FC Penafiel

(15h00 – Streaming)

No jogo de abertura desta jornada vão estar frente a frente duas das formações que mais participações totalizam na LEDMAN LigaPro. Os matosinhenses contam com 17 presenças no segundo escalão do futebol português, enquanto que os durienses participam pela 23.ª vez nesta divisão.

No que diz respeito ao histórico de confrontos, o destaque vai para o facto de a equipa penafidelense não ter conseguido vencer os “bebés do mar” nas últimas seis partidas. O último triunfo do FC Penafiel remonta à edição 2013/2014 da LEDMAN LigaPro, num jogo realizado no Estádio do Mar, que terminou com o triunfo dos forasteiros, por 0-2. Os golos foram apontados por Guedes e Gabi.

------------------

domingo, 13 janeiro de 2019

SL Benfica B – SC Braga B

(11h15 – BTV)

Pela 13.ª ocasião, as formações secundárias de SL Benfica e SC Braga vão encontrar-se para a LEDMAN LigaPro. A vantagem está do lado das “águias”, que por cinco vezes conquistaram os três pontos. Os bracarenses, por seu turno, contabilizam três triunfos, com o empate a registar-se por quatro vezes.

Apenas por uma vez os minhotos venceram no Caixa Futebol Campus. Aconteceu na época 2016/2017, num encontro que terminou com 1-4 no marcador. Leandro Antunes, Bruno Jordão, Bruno Wilson e Joca marcaram para os “bês arsenalistas”, enquanto que João Félix apontou o tento dos jovens “encarnados”.

------------------

CD C. Piedade – FC P. Ferreira

(11h15 – Sport TV)

Pela primeira vez estas duas formações vão encontrar-se em encontros referentes às competições da Liga Portugal. Os pacenses são o atual líder da prova, totalizando 37 pontos ao cabo de 16 jogos realizados. Os piedenses, por sua vez, seguem na 13.ª posição, com 17 pontos somados, mais três que o FC Arouca, a primeira equipa abaixo da zona de despromoção.

Em termos estatísticos, destaque para o facto de os “castores” apresentarem a melhor defesa das competições profissionais, depois de consentirem apenas seis golos nos 16 jogos já disputados. A equipa da Margem Sul surge num polo oposto, sendo o ataque menos concretizador da LEDMAN LigaPro, com 11 golos apontados.

 ------------------

FC Porto B – Vitória SC B

(15h00 – Porto Canal)

No Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio, as formações secundárias de FC Porto e Vitória SC vão disputar o seu 11.º jogo para a LEDMAN LigaPro, numa altura em que ambas as equipas seguem num bom momento de forma.

Os jovens “dragões” venceram quatro dos seus últimos cinco encontros, e seguem na 10.ª posição, com 21 pontos. Já os vimaranenses, venceram os dois últimos encontros que disputaram, e seguem um lugar abaixo do FC Porto B, contabilizando, também, menos um ponto.

Destaque para o facto do Vitória SC B nunca ter conseguido vencer no reduto da formação portista, tendo sido derrotado nas cinco ocasiões em que jogou na condição de visitante.

------------------

CD Mafra – SC Covilhã

(15h00 – Streaming)

Os caminhos de CD Mafra e SC Covilhã cruzam-se pela segunda vez esta época. No primeiro encontro oficial desta época, o clube mafrense recebeu e venceu a equipa serrana, por 2-0, num jogo referente à primeira eliminatória da Allianz CUP.

Também pela segunda vez, estas duas formações coabitam em simultâneo na LEDMAN LigaPro. Ai, o histórico é favorável à equipa covilhanense, que venceu os dois encontros disputados na época 2015/2016.

No que diz respeito ao momento atual, destaque para o facto de a “equipa do Oeste” seguir na sexta posição, com 25 pontos somados, naquela que é a época de regresso às competições profissionais. Os “beirões”, por seu turno, são o último classificado, tendo somado 13 pontos nas 16 partidas já disputadas.

------------------

Ac. Viseu – SC Farense

(15h00 – Streaming)

No Estádio Municipal do Fontelo, Ac. Viseu e SC Farense defrontam-se, naquele que será o nono embate oficial entre ambos os emblemas. No confronto direto, o equilíbrio é quase total, existindo um ligeiro ascendente para a turma de Viseu, com quatro vitórias contra as três dos algarvios. A última vez que os conjuntos competiram, na mesma prova, foi na edição de 2015-16, da LEDMAN LigaPro, onde se registou uma vitória, pela margem mínima, para cada lado.

Na atual temporada, a equipa da casa vai numa série de seis encontros sem vencer (dois empates e quatro derrotas), ocupando a 14.ª posição, com 16 pontos. Já os visitantes, somam 23 pontos, no oitavo lugar da tabela classificativa, depois de na última jornada terem visto a série de duas vitórias seguidas interrompida, após um empate, em Arouca.

------------------

A. Académica – Varzim SC

(17H00 – Streaming)

Será o 53.º encontro entre A. Académica e Varzim SC. Dois velhos conhecidos do futebol nacional, que contam já 52 duelos entre ambos, 34 dos quais na Liga NOS. É a terceira temporada consecutiva em que ambos os emblemas na LEDMAN LigaPro. No histórico dos confrontos, a vantagem é dos “estudantes”, com 24 vitórias, contra 14 da equipa “poveira”.

O último encontro entre A. Académica e Varzim SC foi na 38.º e última jornada da edição transata da LEDMAN Liga Pro, com a equipa da Póvoa de Varzim a receber e vencer a “briosa”, por 1-0. Esta temporada, a A. Académica é sétima classificada, com 24 pontos, mais dois que Varzim SC, que ocupa a nona posição.

------------------

FC Arouca – UD Oliveirense

(17h00 – Streaming)

Num duelo entre equipas a necessitar de pontos para fugir à zona de despromoção, os arouquenses procuram retomar o caminho das vitórias, algo que não acontece desde o dia 11 de novembro, altura em que venceram, por 2-0, o Leixões SC.

6Já a UD Oliveirense vem de uma vitória caseira frente ao FC Penafiel (2-1), resultado que permitiu ao conjunto de Oliveira de Azeméis abandonar o último lugar da classificação, estando agora na primeira posição acima da zona de despromoção, com mais um ponto que a equipa de Arouca.

Em termos históricos há um equilíbrio total entre duas equipas que totalizam oito encontros, todos ele referentes à LEDMAN LigaPro. Nos oito jogos já realizados, registo para duas vitórias para cada lado, com o empate a registar-se por quatro vezes, sendo que, a título de curiosidade, nenhuma destas formações conseguiu vencer a outra na condição de visitante.

------------------

segunda-feira, 14 de janeiro

FC Famalicão – Estoril Praia

(20h15 – Sport TV)

O encontro que encerra a jornada é, simultaneamente, o jogo grande da ronda 17. FC Famalicão e Estoril Praia têm encontro marcado, no Estádio Municipal de Famalicão. São dois emblemas que ocupam a segunda e terceira posição, com a luta pela promoção ao rubro. Os famalicenses somam 34 pontos, mais quatro que os estorilistas.

O histórico dos encontros entre ambos revela 15 partidas disputadas, com vantagem para a equipa “canarinha”, com nove vitórias conquistadas, cinco das quais na condição de visitante. Já o Famalicão FC, os três jogos que venceu, foram todas jogadas “em casa”.